• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Inscrições para Bolsa Permanência e Auxílio Alimentação terminam nesta 2ª feira

Podem se inscrever estudantes que já passaram pela Avaliação Socioeconômica e foram classificados com o Perfil

  • 01 ago 2021
  • Da redação, Diário Digital
  • 7:51
(Créditos: Divulgação)

Estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), devem fazer a inscrição para a Bolsa Permanência e/ou Auxílio Alimentação até o dia 2 de agosto. Os interessados devem fazer sua inscrição como fazem em todos os Programas de Assistência Estudantil, por meio do SIGEPAE Acadêmico, disponível no link clicando aqui.

Só podem se inscrever para receber a Bolsa Permanência e o Auxílio Alimentação os estudantes que já passaram pela Avaliação Socioeconômica e foram classificados como Perfil.

Os inscritos nos programas de Assistência Estudantil receberão a bolsa e/ou o auxílio de setembro de 2021 até novembro de 2021. O valor da Bolsa Permanência é de R$ 400,00 mensais e o Auxílio Alimentação é de R$ 200,00.

Calouros

Para os calouros, que ainda não puderam passar pela Avaliação Socioeconômica, a UFGD abrirá, em breve, o edital de Auxílio Emergencial.

No entanto, é importante que os calouros saibam que para ter acesso a qualquer programa de Assistência Estudantil da UFGD, o estudante precisa passar pela Avaliação Socioeconômica. Trata-se de um questionário que os acadêmicos devem preencher no sistema UFGDNet.

Depois de preencher o formulário online, o estudante deve agendar a entrega da documentação na PROAE (durante o período de teletrabalho devido à pandemia global de covid-19, os documentos podem ser enviados online, conforme o tutorial). Assistentes sociais vão analisar a documentação.

Quando necessário, a equipe de assistentes sociais da PROAE chama o estudante para uma entrevista. Em alguns casos, ocorrem visitas ao lugar onde a pessoa mora, para entrevistar os familiares e verificar in loco se as condições financeiras da família são condizentes ao que o estudante está alegando. Durante a pandemia, estes serviços estão suspensos, mas a avaliação da documentação se mantém criteriosa.

Avaliação rigorosa

A PROAE segue as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), criado em 2010. O Pnaes apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico.

Todo o procedimento para escolher quem vai receber as bolsas ou auxílios está baseado em normativas, para garantir que os estudantes que realmente precisam tenham acesso às políticas de permanência.

Para saber mais detalhes da Política de Assistência Estudantil da UFGD, acesse o Regulamento da Avaliação Socioeconômica, disponível no link clicando aqui.

Para acessar o Edital de Bolsa Permanência – UFGD de 28 de julho de 2021 clique aqui.

Para acessar o Edital de Auxílio Alimentação – UFGD de 28 de julho de 2021 clique aqui.

(Com informações, Dourados News)