• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

IFMS abre 410 vagas para cursos de qualificação

Oferta é para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e Microempreendedor Individual

(Foto: Marco Miatelo/Arquivo/DD)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o edital de abertura do processo seletivo para ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Qualifica Mais Energif e Qualifica Mais Progredir.

O total é de 410 vagas, sendo 160 no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (80 em Campo Grande e 80 em Três Lagoas). Para concorrer à vaga, o candidato deve possuir mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

As outras 250 vagas são para o curso de Microempreendedor Individual - este ofertado apenas na Capital. Neste caso, além dos requisitos anteriores, é necessário também ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

As aulas serão ministradas presencialmente no período noturno (18h50 às 22h45), com possibilidade de ter atividades, esporadicamente, também nas manhãs de sábado.

O edital com todas as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Devem ser feitas exclusivamente pela Página do Candidato a partir desta quarta-feira, 13. O prazo termina no dia 29 de abril.

No ato da inscrição, o candidato deve enviar digitalmente, em arquivo único, fotocópia dos documentos listados, em formato PDF, Word ou Zip:

  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
  • Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Foto 3x4 recente.

Seleção - Será feita mediante sorteio eletrônico, previsto para ocorrer em 5 de maio, conforme cronograma do edital. O resultado, com a classificação de todos os candidatos, deve ser publicado no dia 9.

Após período recursal, a classificação final do processo seletivo e primeira chamada para matrículas estão previstas para 12 de maio.

O início das aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está agendado para 25 de maio. A qualificação pode ser dividida em duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Já o curso de Microempreendedor Individual começa no dia 14 de junho. Ele poderá ser ofertado em etapas no decorrer deste ano.

Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.  

iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o País, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação. 

Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200h. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades.