Cursos
UFGD oferece 168 vagas para estrangeiros que queiram iniciar a faculdade
Processo Seletivo de Acolhida Humanitária que disponibilizará 168 vagas em 34 cursos
Segunda-feira, 14 Abril de 2025 - 14:58 | Redação

Estrangeiros em situação de vulnerabilidade migratória que vivem no Brasil podem matricular-se na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e estudar gratuitamente em cursos de engenharia, licenciaturas e outras graduações. Isso é possível por meio do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2025.2/UFGD), que disponibilizará 168 vagas em 34 cursos.
Essa é uma oportunidade para estrangeiros que estão no país na condição de refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária ou para reunião familiar.
Os interessados devem se inscrever no período de 7 de Abril a 16 de Maio de 2025. É necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher a inscrição no site https://selecao.ufgd.edu.br. A UFGD não cobra nenhuma taxa de quem quiser participar desse processo seletivo.
São 168 vagas em 34 cursos: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras, Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.
A seleção será feita por meio de uma prova de redação, que deverá ser escrita em língua portuguesa. A prova será aplicada no dia 2 de Junho, das 19 às 21 horas. No dia do exame, é necessário que o candidato chegue com pelo menos 45 minutos de antecedência, apresente um documento de identificação original com foto e utilize caneta esferográfica preta ou azul escura, feita de material transparente.
O cronograma prevê que a UFGD divulgará o resultado preliminar no dia 11 de Junho e, após o período de recursos, o resultado final sairá em 16 de junho. A matrícula deve ocorrer a partir de 30 de junho e o início do segundo semestre letivo de 2025 será em 28 de Julho.
Público principal - O Processo Seletivo de Acolhida Humanitária tem como foco acolher pessoas em situação de vulnerabilidade migratória, considerando que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a graves crises ambientais e econômicas.
O edital do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2025.2/UFGD) contém todas as informações detalhadas sobre os documentos necessários para a inscrição no processo seletivo e para a matrícula dos aprovados. É obrigatório que os candidatos leiam todo o edital e concordem com seus termos. Para acessar o edital, clique aqui.
Sobre a UFGD - A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada em Dourados-MS, é reconhecida pela qualidade acadêmica e pelo compromisso com a excelência no ensino superior. Todos os cursos da UFGD são totalmente gratuitos e os estudantes podem participar de programas de estágio, bolsas e auxílios financeiros.
Contatos - Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail [email protected] .
A Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820/ 2825 / 2826 ou, ainda, pelo e-mail [email protected] .
Página oficial do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2025.2/UFGD): https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2025-2
Veja Também
Pela primeira vez desde sua fundação em 1985, a Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS) – criada e mantida pela Associação dos Magis...
Últimas Notícias
- Com ameaça de extinção - 14:45 Aves silvestres mantidas ilegais são resgatadas
- Ataque ao Banco Central - 14:30 Funcionário que deu acesso a hackers executarem fraude é preso
- Novas medidas - 13:58 Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
- Apropriação Indébita - 13:30 Preso condutor com carro com registro de crime no PR
- Investigações - 13:15 MPMS irá apurar condições e realocação de batalhões da Polícia na Capital
- Descaminho - 12:28 Celulares são apreendidos na Capital
- "Na hora errada, no lugar errado" - 11:59 Briga generalizada termina em tentativa de homicídio
- Novos métodos - 11:35 Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
- Fronteira - 11:10 Furtos de luminárias em Ponta Porã gera prejuízos e mobiliza polícia
- Investigação - 10:57 Ministério Público investiga maus-tratos a bovinos em Dourados