Concursos
Inep seleciona professores para elaborar e revisar o Encceja
Inscrições vão de 22 de Setembro a 5 de Novembro
Sexta-feira, 05 Setembro de 2025 - 15:15 | Agência Brasil

Os professores do ensino público interessados em colaborar com o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) para elaboração, revisão de itens e de atividades do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão se inscrever de 22 de setembro a 5 de novembro.
O edital com as regras de cadastramento, seleção e credenciamento dos colaboradores foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A medida tem o objetivo de ampliar a quantidade de profissionais qualificados de todo o Brasil e credenciados nos processos de avaliação educacional desenvolvidos pelo instituto.
A inscrição deve ser feita no site do Sistema BNI.
Para se inscrever no BC-BNI, o docente deve ser servidor público concursado, ativo ou inativo, do ensino básico ou superior, nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal, e ter conhecimentos de informática e diploma de ensino superior.
Os candidatos não podem ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dos órgãos vinculados às duas pastas.
A seleção inclui a análise documental dos candidatos. Para a comprovação da formação acadêmica, deverá ser inserido no sistema de cadastro o diploma, frente e verso, certificado ou declaração de conclusão de curso.
Para a comprovação da experiência docente, são válidos o contrato na carteira de trabalho que informe o cargo, nível de ensino e modalidade em que assumiu função docente, além da data de admissão e demissão, quando for o caso; declaração da instituição empregadora e ato de nomeação, em Diário Oficial.
Os inscritos que não comprovarem as informações prestadas serão desclassificados; não poderão participar de outras chamadas públicas do Inep pelo período de 2 anos e poderão responder judicialmente pelo ato.
O resultado final dos selecionados será divulgado em 11 de Fevereiro de 2026.
Para serem considerados aprovados, os selecionados vão passar por uma capacitação e deverão ter aproveitamento mínimo nas atividades propostas.
Somente depois de credenciados, os professores passam a fazer parte do banco de colaboradores, coordenado pelo Inep.
Os convocados participarão da elaboração e revisão de itens das áreas avaliadas pelo Encceja do ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física; redação; história e geografia.
Para o exame do ensino médio, as áreas avaliadas são: ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
Últimas Notícias
- "Operação Bandeirantes" - 17:48 Três proprietários são autuados por vender carne sem procedência
- Três Lagoas - 17:35 Alerta de golpe: Prefeitura não está contratando trabalhadores para obras
- Charge - 17:23 Câmara mantém veto da prefeita ao projeto do ‘Ar no Busão’
- Campo Grande - 17:15 Investigado por estuprar adolescente tem prisão preventiva decretada
- Dourados - 16:50 Câmara de Dourados aprova projeto que institui a 'Cidade Limpa'
- PRF - 16:49 Mais de 7 toneladas de maconha são apreendidas em Maracaju
- Economia - 16:16 BNDES e Senai vão repassar R$ 56 milhões para a indústria 4.0
- Ação integrada - 15:52 Trio é preso por envolvimento em furto de veículos na Capital
- Comunicação - 15:36 Filho de doméstica que virou estrela de televisão, Rodrigão faz revelações em podcast
- Oportunidades - 15:15 Inep seleciona professores para elaborar e revisar o Encceja