Concursos
Divulgados locais de prova de concursos para docentes e técnicos do IFMS
Cartão de Informação do Candidato traz ainda horário da aplicação, e deve ser levado impresso no dia da prova, domingo
Quarta-feira, 21 Maio de 2025 - 13:35 | Redação

Os candidatos inscritos nos concursos públicos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que somam 81 vagas para docentes e técnicos-administrativos e que serão realizados neste domingo, 25, já podem consultar os locais e horários das provas escritas.
As informações estão disponibilizadas no Cartão de Informação do Candidato, com acesso no site do Instituto AOCP, organizador dos certames. O cartão deverá ser impresso e levado no dia da prova.
As provas serão aplicadas nas dez cidades onde estão localizados os campi do IFMS: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
De forma geral, os candidatos do concurso para técnicos-administrativos terão seus horários de prova divididos entre a manhã e a tarde, conforme o cargo pretendido. Já os candidatos aos cargos de professor realizarão a prova no período da tarde.
Acesse o Cartão de Informação do Candidato!
Abertura dos portões - Pela manhã, os portões dos locais de prova serão abertos às 7h15 e fechados, impreterivelmente, às 8 horas. O início da aplicação da prova objetiva está previsto para 8h15, com duração de quatro horas, incluindo o tempo para o preenchimento da folha de respostas.
No período da tarde, os portões abrirão às 13h15 e fecharão às 14 horas. O início da prova objetiva está agendado para as 14h15, também com quatro horas de duração. Todos os horários são locais, referentes a Mato Grosso do Sul.
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no dia seguinte à aplicação, 26 de maio.
Provas - O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 45 minutos do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova.
Deve ainda levar consigo caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta, seu documento oficial de identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato.
Será permitido beber água e alimentar-se durante a realização da prova, desde que os itens estejam acondicionados em recipientes transparentes e sem rótulos.
As provas terão duração de quatro horas. Os candidatos poderão levar consigo o Caderno de Questões, desde que permaneça na sala até o final do horário de aplicação.
Mais informações, incluindo os editais e suas retificações, estão disponíveis para consulta no site do Instituto AOCP. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Concorrência - Os concursos registraram 20.357 candidatos inscritos para concorrerem às 81 vagas oferecidas. Com isso, a média de concorrência é de 274,6 candidatos por vaga nos cargos de técnicos-administrativos em educação e 465,01 candidatos por vaga para docentes.
De acordo com o Instituto AOCP, organizador dos certames, o cargo técnico com maior relação candidato/vaga foi Técnico em Assuntos Educacionais (nível superior), com 1.075 candidatos disputando a única vaga disponível.
Na sequência, aparecem os cargos de Assistente de Aluno (nível fundamental), com 475,8 candidatos por vaga (1.903 inscritos para quatro vagas); e o cargo de Assistente em Administração (nível médio), com 474,4 candidatos por vaga (8.539 inscritos para 18 vagas).
Entre os cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, as áreas que apresentam maiores relações candidato/vaga são: Português/Português, que lidera a concorrência, com 722 candidatos por vaga; Química (465 candidatos/vaga), Ciências Agrárias/Zootecnia (447 candidatos/vaga) e Biologia (442 candidatos/vaga).
A concorrência de todos os cargos foi divulgada na semana passada.
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro