• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

TV MS Record

Ao vivo, TVMS enaltece linguiça tradicional e com sabor exclusivo

Rodrigão e sua turma passearam pela Festa da Linguiça de Maracaju que recebe milhares de pessoas

Sábado, 03 Maio de 2025 - 13:39 | Redação


Ao vivo, TVMS enaltece linguiça tradicional e com sabor exclusivo
Linguiça sendo assada no modo tradicional e Rodrigão se divertindo na festa (Foto: Gustavo Amorim/Divulgação)

Uma celebração alegre a uma iguaria tradicional e com sabor exclusivo. Essa é a Festa da Linguiça de Maracaju (MS). O evento teve transmissão ao vivo por cerca de 1h30 na TVMS Record (canal 11.1) neste sábado, 3 de Maio, na hora do almoço. O apresentador Rodrigo Nascimento, o Rodrigão, e sua turma percorreram a festa realizada neste fim de semana no Parque de Exposições do município.

Autoridades como o governador Eduardo Riedel (PSDB) e a senadora Tereza Cristina (PP) estiveram no local. Esta é a 29º edição da festa que começou modesta e em um único dia. Agora, são três dias de comemoração (com início na noite de sexta-feira e término no domingo), com música, forte presença empresarial e atrações variadas dentro do parque.

 A edição deste ano contou, por exemplo, com exposição de carros antigos, artesanato e presença da Polícia Militar Ambiental, entre outros.

As filas para o almoço na supertenda do Rotary estiveram enormes neste sábado. O valor é de R$ 80,00 e o cliente se serve a vontade e pode comer da linguiça o quanto quiser. A cozinha serve ainda vários cortes de carnes e acompanhamentos, tais como arroz com guariroba, creme de milho, vinagrete, repolho agridoce, mandioca cozida e farofa.

Ao vivo, TVMS enaltece Linguiça de Maracaju
(Foto: Gustavo Amorim/Divulgação)

Vale mencionar que crianças de até 7 anos não pagam. Porém, de 8 a 10, o almoço curta R$ 40,00. O estacionamento para o parque é pago. Os brinquedos do parque de diversão também são pagos.

A expectativas do ano é de que sejam confeccionadas 20 toneladas da linguiça para ser consumida na hora ou levada para assar em casa.

Iguaria única - Para o governador Eduardo Riedel, o sucesso da linguiça se deve ao jeito único de preparar. "O tempero é especial. Trata-se de uma receita muito particular, de forma artesanal e manual. Porém, é melhor de tudo é a conversar em volta da gamela de preparação da linguiça", ressaltou o governador.

Ao vivo, TVMS enaltece Linguiça de Maracaju
(Foto: Gustavo Amorim/Divulgação)

A senadora Tereza Cristina também destacou as características únicas da iguaria. "Para que não sabe, essa não é uma linguiça moída, ela é cortadinha", afirmou. O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSBD) também compareceu e mencionou que linguiça vai expandir fronteiras em breve.

"Ela é feita com carne nobre e entrou no acordo do Mercosul com a União Europeia. Poderá ser exportada para fora. Ela tem o selo de autenticidade, pois, trata-se da original. Essa festa não é mais só de Maracaju, é de MS."

Já o prefeito da cidade José Marcos Calderan (PSDB) destacou que a festa cresce a cada ano. "A propaganda boca a boca prova que a linguiça é muito boa. Quando começou, era lá no CTG com mil pessoas, e olha a proporção que tomou", afirmou.

Ao vivo, TVMS enaltece Linguiça de Maracaju
José Marcos Calderan e Rodrigão (Foto: Gustavo Amorim/Divulgação)

Calderan antecipou que no ano que vem, quando a festa chega a sua 30ª edição, o evento terá um dia a mais, ou seja, serão quatro dias de celebração da linguiça mais famosa do Estado.

Na noite deste sábado, 3 e Maio, tem show com Teodoro e Sampaio e Felipe e Rodrigo, a partir das 22h.

Solidária - A Festa da Linguiça de Maracaju foi criada em 1994 e nasceu de um projeto do Rotary Club que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Com o passar dos anos, o evento se tornou um dos mais importantes do MS atraindo pessoas de várias e cidades e até de outros estados.

Ao vivo, TVMS enaltece Linguiça de Maracaju
(Foto: Gustavo Amorim/Divulgação)

Conforme o presidente  Rotary Club Fernando Trípoli, neste sábado cerca de 2 mil pessoas devem passar pelo parque de exposições, número que deve dobrar no domingo, último dia da festa. Cerca de 400 pessoas trabalham no evento, cuja receita tem finalidade solidária. "Esse ano, toda arrecadação vai ser doada ao Hospital de Maracaju, é doação financeira e de trabalho também", destacou.

Rodrigão e sua turma - Rodrigão esteve acompanhado de dezenas de profissionais da TVMS Record. A transmissão ao vivo foi descontraída e mostrou os bastidores do preparo da famosa linguiça. Dentro do parque, ela é assada nos fornos ou à moda mais tradicional, em buracos no chão. O cliente pode escolher.

“Vale muito à pena sair de qualquer lugar neste Estado ou neste País para participar da Festa da Linguiça de Maracaju. O produto é muito bem feito. As pessoas são receptivas. O público é alegre, canta e dança o tempo todo. Fiquei maravilhado. Quero voltar no ano que vem com certeza.”

A transmissão feita pela TVMS Record está disponível no íntegra na rede social da TVMS Record (acesse aqui)

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  tvms-record  festa  maracaju  rodrigao