Showtec
Agricultores buscam estratégias para mitigar efeitos das intempéries
Showtec é considerado o maior do Agro de Mato Grosso do Sul, e segue com sua programação até esta quinta-feira (23)
Quinta-feira, 23 Maio de 2024 - 19:09 | Laura Cação

Diante das pressões ambientais nas lavouras, sendo elas: picos de temperatura, falta ou excesso de água e a aplicação de produtos químicos, agricultores de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos, buscam no Showtec alternativas para mitigar esses efeitos adversos, a partir da pesquisa. Esses fatores, criam um cenário propício para picos de estresse nas plantas, afetando diretamente a produtividade das safras. A temática foi discutida nesta quarta-feira, 22 e maio, durante o painel "Soja e milho e sem estresse, construindo plantas tolerantes", que aconteceu no Showtec, em Maracaju (MS).
Segundo o engenheiro agrônomo, Dr. Antonio Luiz Fancelli, a instabilidade climática dos últimos anos tem sido um desafio constante e tende a persistir. "É de fundamental importância que trabalhemos intensamente para mitigar as condições de estresse nas plantas. Assim como ocorre com os seres humanos, as plantas perdem capacidade de produção e envelhecem rapidamente quando não conseguem combater os radicais livres", explicou Fancelli.
Sendo aspectos cruciais a limitação de cálcio e fósforo no solo, a redução de alumínio e a prevenção da compactação do solo foram enfatizados pelo engenheiro agrônomo, Dr. Geraldo Chavarria, ao falar da importância de preparar adequadamente o leito de semeadura para garantir que as sementes tenham condições ideais desde o início. “O produtor rural precisa entender o impacto financeiro do estresse nas plantas. Implementar estratégias eficazes pode resultar em economia e aumento da produtividade. A integração de conhecimento sobre nutrição, manejo e genética é fundamental para criar condições ideais de cultivo, reduzindo o impacto do estresse e promovendo o desenvolvimento saudável das plantas”.
Conciliador das discussões, o vice-presidente da Aprosoja/MS e produtor rural, André Dobashi, destacou a conexão das temáticas abordadas no painel. “Entender a dinâmica da matéria orgânica, a estruturação do solo e os níveis de estresse que influenciam a produção. Nossa discussão focou na construção de um ambiente produtivo e na nutrição aliada ao manejo e à genética, visando minimizar os efeitos do estresse biótico e abiótico no incremento da produtividade”, completou o produtor.
Showtec é considerado o maior do Agro de Mato Grosso do Sul, e segue com sua programação até esta quinta-feira (23), com painéis compostos apenas por mulheres, produtoras e pesquisadoras.
Realizado pela Fundação MS, o evento é gratuito e deve atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:05 Plano de fiscalização e limpeza em Campo Grande
- Mães - 17:30 Projeto cria programa de incentivo ao emprego para mães atípicas em Mato Grosso do Sul
- Transformação - 17:00 Cotas raciais da Uerj completam 22 anos com histórias de mobilidade e reinvenção social
- Economia - 16:30 Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
- Assistência - 16:00 Equipe do Seas garante apoio e passagens a família assaltada durante viagem pela América do Sul
- Ascensão - 15:30 Em uma década, 60,7% dos beneficiários deixam o Bolsa Família e indicam avanço social
- Economia - 15:00 Endividamento cresce em Campo Grande e atinge 66,7% das famílias em novembro
- Infraestrutura - 14:30 Pavimentação da MS-040 entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia avança
- Saúde - 14:00 Boletim aponta 8.372 casos confirmados de dengue e 18 mortes em Mato Grosso do Sul
- Professores - 13:30 Divulgado ensalamento para seleção de professores temporários em Corumbá

