Política
Vídeo: Missão liderada por Nelsinho Trad entra em fase decisiva nos EUA
Próximo de entrar em vigor o tarifaço de 50% senadores se reúniram com parlamentares americanos
Terça-feira, 29 Julho de 2025 - 14:14 | Emanuely Lobo

Nesta terça-feira (29), uma comitiva liderada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se reuniu com membros do parlamento americano numa tentativa de retomar o diálogo político entre Brasil e Estados Unidos, às vésperas da entrada em vigor do tarifaço de 50% anunciado pelo ex-presidente Donald Trump.
A medida afeta diretamente as exportações brasileiras de aço, alumínio, alimentos e produtos manufaturados, podendo causar um prejuízo estimado em até R$ 175 bilhões ao longo de dez anos, segundo dados da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Diante disso, a comitiva brasileira aposta no peso simbólico e diplomático da visita para mobilizar apoio tanto no Congresso americano quanto no setor privado.
“Essa missão é o primeiro passo para uma reaproximação institucional entre os parlamentos do Brasil e dos Estados Unidos. Sabemos que não é aqui que vamos resolver o problema das tarifas, mas viemos mostrar que o Senado brasileiro está disposto a abrir o diálogo e construir pontes”, afirmou Trad, após reunião com representantes da U.S. Chamber of Commerce, entidade que representa milhões de empresas de diversos setores da economia norte-americana.
Os senadores demonstraram apoio à manifestação da Câmara de Comércio dos EUA que pede ao governo americano o adiamento da tarifa. A justificativa é que a medida compromete a previsibilidade dos negócios, inclusive de empresas americanas, e ameaça cadeias produtivas inteiras, especialmente nos setores de alimentos e perecíveis.
“Não viemos com bandeira ideológica, viemos com dados e responsabilidade. O ‘não’ nós já temos, viemos correr atrás do ‘sim’”, completou Trad, após encontro com executivos de multinacionais como Cargill, ExxonMobil, Johnson & Johnson e Caterpillar.
Durante a missão, os senadores também ouviram especialistas jurídicos, econômicos e políticos, que alertaram para o risco de o governo norte-americano, mesmo diante de derrotas judiciais, restabelecer as tarifas por outros meios. A avaliação reforça a importância de manter abertos os canais de diálogo com o Legislativo de outros países.
Um dos especialistas ouvidos foi Stephen Vaughn, ex-conselheiro jurídico do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos durante o primeiro mandato de Trump.
Além de Nelsinho Trad, integram a comitiva os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC). Após as reuniões desta terça-feira, os parlamentares devem conceder uma coletiva de imprensa na escadaria principal do Capitólio.
Já na quarta-feira (30), às 8h30, os senadores se reúnem com representantes da Americas Society / Council of the Americas, entidade que reúne lideranças da sociedade civil e do setor empresarial com foco na promoção das relações interamericanas. Às 10h15, participam de coletiva oficial na Embaixada do Brasil em Washington, onde apresentarão um balanço da missão.
Veja vídeo de senador Nelsinho Trad durante a missão:
Últimas Notícias
- Polícia Civil - 18:54 Mulher é presa por injúria racial e ameaça em Corumbá
- Bataguassu - 18:30 Mulher é indiciada por denúncia falsa de violência doméstica
- Nacional - 18:17 IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê
- Cultura - 17:58 Festival Curta Campo Grande segue com inscrições abertas até quinta-feira
- Tacuru - 17:53 Com tornozeleira, homem comete furtos com comparsa e são presos
- Agora - 17:32 Deputada Carla Zambelli é presa da Itália
- Ajude o Guiga - 17:00 Família mobiliza corrente por esportista
- Economia - 16:56 Refis com descontos de 100% em juros e multas vai até dia 31 de Julho
- Terenos - 16:32 Perícia confirma infarto e polícia investiga morte de amante
- Literatura - 16:16 Chá Acadêmico da ASL traz imortal da ABL Jorge Caldeira a MS