Política
Vereador cobra protocolo anti-assédio e violência em bares e casas noturnas
Parlamentar sugeriu que prefeitura apresente projeto de lei à Câmara Municipal
Segunda-feira, 21 Agosto de 2023 - 12:38 | Redação

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) solicitou à Prefeitura de Dourados (MS) que adote protocolo que institua mecanismos que assegurem a integridade da mulher e que as medidas sejam adotadas por bares e casas noturnas do município.
Mourão explica que bares e casas noturnas são locais de diversão noturna, espaços de encontro e relacionamento, como tantos outros, e que, por vezes, se tornam palco de comportamentos que impedem que frequentadores possam apreciá-los igualmente.
“A violência sexual ou a ameaça é uma das formas de limitar o acesso a espaços públicos em igualdade para as mulheres, ou pode ser até local para se pedir ajuda. Entretanto, ações simples, mas assertivas, são capazes de proteger a integridade das mulheres em situações de vulnerabilidade e risco”, pontua o vereador.
“É pensando no bem-estar das mulheres que passam por algum tipo de violência ou ameaça que que estamos solicitando que a Prefeitura de Dourados estude uma norma e apresente o projeto de lei à Câmara Municipal para adoção de protocolo semelhante”, justifica.
Mourão cita como exemplo a cidade de Porto Alegre/RS, que aprovou e promulgou a Lei n. 13.577, de 20 de julho de 2023, e adotou o Protocolo ‘Não é Não’, que garante a proteção e o atendimento às mulheres vítimas de violência e assédio sexual em bares, restaurantes, discotecas, estabelecimentos noturnos, estádios de futebol, cinemas e empresas promotoras de eventos festivos e esportivos, tais como bailes, espetáculos, shows, ou qualquer outro estabelecimento com grande circulação de pessoas.
A lei aprovada na capital gaúcha constitui práticas de segurança para as mulheres, especialmente na prevenção aos crimes contra a dignidade sexual e crime de perseguição, previstos em lei, e tem como prioridade o melhor atendimento à vítima, com a finalidade de preservar sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica, garantindo à mulher vítima de violência ou assédio sexual.
(Com informações da Câmara de Dourados MS)
Últimas Notícias
- Crime - 17:15 Furtos de fiação e LEDs atrapalham funcionamento de semáforos em Corumbá
- Polícia - 16:48 Integrante do PCC preso na Bolívia é levado para presídio em Brasília
- Esporte - 16:16 Eleição na CBF: Samir Xaud registra chapa e pode ser candidato único
- Saúde Pública - 15:47 Prefeitura usa onda do bebê reborn para incentivar vacinação contra a gripe
- Polícia - 15:25 Câmera registra momento de assassinato
- Investigação - 15:00 Homem encontrado sem vida em hotel teve morte natural, diz laudo médico
- Polícia - 14:50 Homem tem carro destruído por incêndio e suspeita da ex-companheira
- Polícia - 14:09 Briga de namorados termina em esfaqueamento com faca de cozinha
- Meio Ambiente - 13:50 Onça que matou caseiro tem novo lar e nome
- Campo Grande - 13:15 Serviços prestados pela Planurb terão novo endereço a partir de segunda