Política
Reajuste da tarifa de ônibus desperta planos de CPI e protestos
Vereadores e movimentos populares defendem investigação e revogação do aumento de R$ 0,20
Segunda-feira, 27 Janeiro de 2025 - 17:05 | Redação

O reajuste da tarifa de ônibus em Campo Grande (MS) fez emergir a possibilidade (várias vezes estudada e engavetada) de abertura de uma CPI na Câmara Municipal e ainda o agendamento de protestos, pedindo a revogação do aumento.
As primeiras vozes em defesa da CPI surgiram horas após o novo valor da tarifa entrar em vigor na sexta-feira passada, 24 de Janeiro. A comissão investigaria o contrato entre a prefeitura da Capital e o Consórcio Guaicurus, que reúne as empresas de ônibus.
Ainda na sexta-feira, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) anunciou que vai propor um requerimento para a instalação de CPI que, segundo ela, terá como objeto a investigar o não cumprimento do contrato de concessão e identificar os responsáveis. A Câmara Municipal está em recesso e os trabalhos em plenário retornam no dia 17 de Fevereiro.

No fim de semana, foi a vez do vereador Jean Ferreira (PT) iniciar a defesa da CPI em suas redes sociais. “Estamos estudando o contrato a fundo e vamos buscar todas as medidas necessárias para melhorar a qualidade do serviço”, aponta o parlamentar, que considera a possibilidade de rompimento do contrato com o consórcio, se preciso.
Uma CPI com foco na quebra de contrato já foi cogitada várias vezes na Câmara Municipal. Em 2021, o requerimento para abertura da comissão conquistou 15 das 10 assinaturas necessárias para abrir a comissão. Contudo, tal objetivo não saiu do papel.
A Procuradoria da Câmara considerou que o pedido não preencheu os requisitos formais e legais para a abertura da CPI, como “fato certo e determinado” e “prazo determinado”. Por isso, o requerimento foi arquivado por ilegalidade formal.
Porém, Jean está confiante de que desta vez será diferente. Ele busca apoio de outros parlamentares para a abertura da CPI. “Estamos dialogando com vereadores e acredito que há uma grande chance de conseguirmos as assinaturas necessárias, já que se trata de um tema de interesse amplo da população”, pontua o vereador.

Protesto - Vereadores prometem participar de ato na quarta-feira (29/01), para pedir a revogação do aumento de 20 centavos na tarifa, que passa a ser de R$ 4,95. A manifestação ocorrerá no Terminal Morenão, com concentração às 18h. A participação de movimentos populares está sendo articulada.
Nesta segunda-feira (27), às 19h, a vereadora Luiz Ribeiro fará em seu perfil no Instagram, uma live com dois movimentos populares - Coletivo Linha Popular e Ligados no Transporte - para debater esse aumento da tarifa e as ações que serão realizadas para barrar esse reajuste.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Oportunidades - 16:16 Capacitação orienta organizadores sobre normas e boas práticas
- Transparência - 16:00 Vereador entrega denúncia sobre concessão do transporte à Promotoria
- TEA - 15:55 Justiça obriga plano de saúde a custear equoterapia para pessoas com autismo
- Recanto - 15:30 Atrativos de ecoturismo em Jardim conquistam Certificação Lixo Zero
- Record TV - 15:00 Gaby Spanic sobre A Fazenda: ‘Queria sair como uma rainha, defendendo minhas mulheres’
- Economia - 14:57 Clientes podem quitar contas de energia com até 80% de desconto em MS
- Meio Ambiente - 14:33 Bonito reforça fiscalização contra descarte irregular na Estrada do Quati
- Integração - 14:14 Campo Grande sediará Fórum Sul-Americano da Rota Bioceânica
- Cultura - 13:50 Sesc MS realiza show gratuito que homenageia grandes intérpretes da MPB
- Pós-graduação - 13:30 UFGD abre inscrições para mestrado e doutorado em diversas áreas