Política
Movimento sindical prepara recepção ao presidente Lula
Presidente deverá encontrar manifestações de apoio, mas também cobranças de servidores em greve
Quinta-feira, 11 Abril de 2024 - 15:35 | Redação

O movimento sindical de Mato Grosso do Sul prepara uma recepção ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que estará em Campo Grande (MS) nesta sexta-feira, 12 de Abril. A expectativa é de que ele receba manifestações de apoio, mas também cobranças de servidores federais que estão em greve.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Vilson Gregório explica que várias entidades estarão no frigorífico da JBS, localizado na Rodovia BR-060, saída para Sidrolândia, local da agenda presidencial. "Nosso movimento estará no JBS em apoio ao presidente Lula, explica o sindicalista.
Porém, Lula também deverá enfrentar cobranças dos sindicalistas locais. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Fundação UFMS e IFMS (Sista-MS) pretende se manifestar pacificamente no Aeroporto Internacional de Campo Grande na hora do desembarque do presidente.
Os servidores federais representados pela entidade estão em greve desde 14 de Março. A categoria reivindica o reajuste salarial referente aos anos de 2024 a 2026 -- sendo aproximadamente 10% para cada um dos três anos -- restruturação de Plano de Cargos e Carreiras, entre outras melhorias trabalhistas.
"A proposta do governo é dar somente 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026 e dando opção de colocar R$ 1 bilhão para a carreira ou reajuste. Esse foi um dos principais pontos que nos levou a greve porque esse valor não é suficiente", explica Lucivaldo Alves dos Santos, coordenador geral do Sista-MS.

Visita de Lula - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar na Capital entre 9h e 10h. Ele visitará o frigorífico da JBS para acompanhar o primeiro embarque de carne para a China a partir de plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. O evento será a partir das 10h no horário local (11h de Brasília).
A planta é uma das 38 habilitadas pela China em 12 de Março. Entre elas, são 24 de processamento de bovinos, oito de frangos, além de um de termoprocessamento e cinco entrepostos. Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.
Nesta quinta-feira, 11, durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Lula se mostrou satisfeito com a abertura do país asiático e fez até uma brincadeira.
"A primeira carne que o chinês vai receber desse frigorifico vai ser eu que vou embrulhar e vou aproveitar e vou colocar meu nome na picanha, para que ele saiba que estou exportando picanha", disse o presidente
Conforme a assessoria de imprensa do JBS, a solenidade terá um embarque simulado para a China. Será aberto um conteiner que receberá carne do frigorifico como se estivesse sendo embarcada para a viagem de fato.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital