Política
Ministros de Lula debatem Plano Plurianual na Capital
Plenária que debate políticas públicas para o País é realizada na UFMS neste sábado
Sábado, 17 Junho de 2023 - 14:05 | Gabriel Telê Santana

Campo Grande (MS) sedia, neste sábado (17) a 12ª plenária para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), encontro promovido pelo Governo Federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA Participativo 2024-2027. Ao todo, serão realizados 27 encontros, já foram 15 encontros nas unidades da federação, com previsão de término em 14 de julho de 2023.
A cerimônia na Capital contou com os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e a prefeita Adriane Lopes.
Mais de 18 mil pessoas já participaram das três primeiras rodadas de plenárias presenciais do PPA Participativo e mais de 148 Mil acessos na plataforma. Até o próximo dia 14 de julho, serão realizados encontros em todos os estados e no Distrito Federal.

O objetivo das plenárias é proporcionar espaço à sociedade civil organizada para debater políticas públicas prioritárias para o País e suas regiões, colhendo propostas para o PPA 2024-2027.
As plenárias presenciais são uma das formas de participação social na construção do PPA, juntamente com a plataforma digital Brasil Participativo e os Fóruns Interconselhos, que reúnem representantes de conselhos nacionais em todos os setores.
O público-alvo das plenárias são as entidades, organizações e movimentos da sociedade civil organizada, que têm se preparado previamente para levar às plenárias propostas já consolidadas.

De acordo com a ministra Simone, o Brasil não cresce há mais de 40 anos, e que vai honrar os compromissos para a dívida pública não extrapolar e que com a reforma tributária o Brasil vai voltar a ter indústria forte.
O governador Eduardo Riedel se diz a favor da reforma tributária, e que está sendo investido 58 bilhões de reais, que o estado tem a menor taxa de desemprego do país, e que os gastos do orçamento do prejeto PPA viram todos dos ideais da população.

As propostas levadas às plenárias devem ser registradas na plataforma digital Brasil Participativo, onde também podem se manifestar todos os cidadãos e cidadãs do País.
O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do País pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis