• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Fake news da morte de Lula foi postada por hackers, diz prefeitura de Japorã

Município está tomando providências para punir os reponsáveis pela invasão ao site oficial e publicação da falsa notícia

Terça-feira, 13 Maio de 2025 - 19:00 | Redação


Fake news da morte de Lula foi postada por hackers, diz prefeitura de Japorã
(Foto: Reprodução)

A fake news que noticiou a morte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no site oficial da prefeitura de Japorã (MS) -- município localizado a cerca de 460 quilômetros de Campo Grande -- é fruto de uma invasão à página, segundo nota divulgada pelo município.

Conforme o texto, o site foi invadido por hackers e medidas já estão sendo tomadas para punir os autores do acesso indevido e publicação da fake news. A matéria foi publicada com o título  Morre Lula aos 79 anos. A notícia foi ilustrada por uma imagem grosseira do presidente em um caixão.

A fake noticiava ainda que o falecimento decorreu de uma parada cardíaca. A publicação tem data de dia 8 de Maio e informava a morte no dia 7 de Maio. Porém, ainda está no ar nesta data de 13 de Maio.

Fake news da morte de Lula foi postada por hackers, diz prefeitura de Japorã
(Foto: Reprodução)

"Morre o atual presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) aos 79 anos após uma parada cardíaca nesta noite de quarta-feira.

Na noite desta quarta-feira (07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faleceu em decorrência de uma parada cardíaca. Lula, que tinha 79 anos, estava em sua residência em São Bernardo do Campo, onde recebia cuidados médicos. A notícia pegou de surpresa seus apoiadores e a nação brasileira, que acompanhava com esperança sua recuperação após problemas de saúde recentes.

Sua morte marca o fim de uma era e provoca uma onda de homenagens por parte de líderes políticos, artistas e cidadãos de todo o país.

As autoridades anunciaram que um funeral de Estado será realizado nos próximos dias, e o Brasil se prepara para despedir uma das figuras mais influentes de sua história recente", diz o texto.

Até a publicação desta nota, a fake news ainda estava ativa no site da prefeitura de Japorã.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  invasao  fake-news  japora  presidente-lula