Política
Eleitores podem denunciar irregularidades pelo aplicativo Pardal
Registros podem ser feitos de forma anônima e com comprovação
Domingo, 18 Agosto de 2024 - 15:09 | Redação

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil. Em 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno), brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios do país.
Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.
O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.
Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.
Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.
No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.
Números
Segundo as estatísticas da plataforma, durante as eleições de 2020 foram feitas 105.543 denúncias. Já em 2022, a ferramenta recebeu 38.747 registros. À Agência Brasil, a Assessoria de Imprensa do TSE explicou que a diferença na quantidade de registros entre as últimas duas eleições se explica pelo período pandêmico e pela extensão de cada fase eleitoral, já que nas eleições municipais são votados prefeitos e vereadores em 5.568 cidades.
Há dois anos, no último pleito, São Paulo foi o estado com a maior quantidade de denúncias (5.748). Na sequência, vieram Pernambuco (4.348), Minas Gerais (3.907), Rio Grande do Sul (3.053), Rio de Janeiro (2.906) e Bahia (2.457).
Em um recorte por cargo, a maioria das ocorrências foi relacionada à disputa para deputado federal (12.802) e deputado estadual (12.607), seguidas por presidente (3.978), governador (3.136), deputado distrital (1.258) e senador (813).
Últimas Notícias
- Economia - 18:10 Mercado reduz estimativas para crescimento da economia e inflação
- Celebração - 17:53 Em Dourados, Festa da Páscoa de quatro dias terá shows e pesca no lago
- Tráfego - 17:37 Escola de Trânsito vai treinar condutores e pedestres na Capital
- Oportunidades - 17:04 Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025
- Esportes - 16:50 Sesi MS faz partida preliminar da Superliga masculina de vôlei
- Brasil - 16:32 STF marca para final de Abril julgamento de ex-assessores de Bolsonaro
- Caso Danielle - 16:09 Acadêmico de Medicina deixa presídio
- Campo Grande - 15:50 Mutirão leva 300 serviços a bairro da Capital neste sábado
- Saúde - 15:32 Feira de Saúde na Capital oferece atendimentos gratuitos neste domingo
- Crime - 15:02 Polícia prende homem por maus tratos a animais em área rural da Capital