Política
Arquiteto Oscar Niemeyer vai entrar no Livro dos Heróis da Pátria
Proposta foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado
Segunda-feira, 19 Junho de 2023 - 15:43 | Agencia Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta semana proposta que inclui o nome do arquiteto Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O PL 477/2023, do senador Paulo Paim (PT-RS), seguirá para a Câmara dos Deputados caso não seja apresentado recurso para votação no Plenário.
O projeto recebeu parecer favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI), que citou obras de destaque de Niemeyer em Brasília.
— O arquiteto executou importantes projetos, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Seu trabalho e amor a Brasília, cidade que hoje é minha segunda casa, nos comove e nos representa — disse Jussara.
O arquiteto nasceu em 1907 no Rio de Janeiro e recebeu em 1934 o diploma de engenheiro arquiteto. Em 1956, foi convidado pelo presidente Juscelino Kubitschek para projetar a nova capital federal. Niemeyer morreu em dezembro de 2012, aos 104 anos. Paim destacou sua projeção no mundo.
— Niemeyer virou um símbolo internacional de modernidade. O reconhecimento internacional foi em uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York sobre a nova arquitetura brasileira em 1943. É inegável, Brasília é uma obra que o mundo tem que respeitar — disse Paim.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou que Recife também possui uma obra do arquiteto. De acordo com ela, a construção no Parque Dona Lindu foi alvo de polêmica entre os moradores da cidade, principalmente relativas ao uso do concreto e da pouca vegetação, "mas hoje restam apenas elogios".
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foi criado em 1992 para reunir protagonistas que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso Nacional.
Fonte: Agência Senado
Últimas Notícias
- Saúde - 17:17 STF fixa regras para autorização de procedimentos fora do rol da ANS
- Mega Help Raízes - 17:00 Igreja realiza evento de apoio à saúde mental
- Olímpiadas da Inclusão - 16:32 APAE de CG se classifica para etapa nacional das Olimpíadas Especiais
- Educação - 16:16 Corumbá amplia tecnologia nas escolas com lousas digitais e Chromebooks
- Nossa Energia - 15:55 Energisa fará doação de geladeiras, ventiladores e lâmpadas em cidades de MS
- Jornada do Herói - 15:40 Prefeitura leva experiência imersiva sobre prevenção ao câncer a alunos da Reme
- ISI Biomassa - 15:15 Senai-MS amplia linha de pesquisa e moderniza laboratório em Três Lagoas
- Esporte - 14:52 Auxílio Atleta impulsiona jovens talentos do esporte em Campo Grande
- Cursos - 14:50 IFMS certifica mulheres indígenas de Amambai em curso de cabeleireiro
- Doação - 14:30 TJ doa equipamentos e mobiliário em desuso a instituições de Mato Grosso do Sul