Política
“Ação insensata”, diz Pacheco sobre minuta de golpe de Estado
Presidente do Congresso comentou a operação que investiga Bolsonaro
Quinta-feira, 08 Fevereiro de 2024 - 18:32 | Agência Brasil
O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de “ação insensata” a preparação de uma minuta de decreto com teor golpista, em que se previa a prisão do próprio Pacheco e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
"Ação insensata encabeçada por uma minoria irresponsável, que previa impor um Estado de exceção e prisão de autoridades democraticamente constituídas. Agora, cabe à Justiça o aprofundamento das investigações para a completa elucidação desses graves fatos”, disse Pacheco, em nota.
A existência do decreto foi revelada nesta quinta-feira (8), após a deflagração da Operação Tempus Veritates pela Polícia Federal (PF). Foram cumpridos, ao todo, 48 medidas cautelares, incluindo 4 mandados de prisão. São investigados o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus ex-assessores e aliados.
Na decisão em que autorizou a operação, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, replicou trecho de relatório policial segundo o qual o documento foi debatido em reunião com Bolsonaro, em 2022.
O plano, segundo o relato da PF, seria promover um golpe de Estado por meio de uma intervenção na Justiça Eleitoral, e em seguida prender Pacheco, Moraes e também o ministro Gilmar Mendes, do Supremo. Segundo as investigações, Bolsonaro teria ordenado alterações no documento, para deixar somente o nome de Moraes entre os presos.
A minuta de decreto teria sido entregue a Bolsonaro por seu assessor especial para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, que foi preso nesta quinta pela PF. Os investigadores apontaram o advogado Amauri Feres como mentor intelectual do documento. Ele foi alvo de busca e apreensão.
Últimas Notícias
- Descarta irregular - 10:32 Força tarefa retira diariamente de 80 a 100 caminhões de lixo espalhados pelas ruas da Capital
- Desaparecido - 10:10 Cachorro desaparece durante passeio e família oferece R$10 mil pela devolução
- Dourados - 09:55 Quatro são presos acusados de matar indígena a pedrada
- Curso - 09:39 Prefeitura realiza oficina natalina entre os dias 14 e 18 de novembro
- Ajuda - 09:00 Com a ajuda do benefício Mais Social, doceira amplia vendas
- Educação Infantil - 08:39 Prefeitura finaliza licitação para retomar obras da EMEI Vila Popular
- Flagrante - 08:11 Vídeo: Polícia faz batida no "Carandiru" e encontra dezenas de produtos furtados
- Novembro Azul - 07:50 Câncer de próstata mata em média 47 homens por dia no país
- Feriado - 07:22 Bioparque abrirá as portas no feriado com horário especial
- Charge - 07:17 No HU, metade dos bebês da UTI Neonatal está sem leite humano