Polícia
Polícia deflagra operação contra crimes de furto de energia elétrica em Bodoquena
Durante a ação, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia e autuadas em flagrante
Terça-feira, 17 Setembro de 2024 - 15:52 | Marina Romualdo

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena com apoio de Miranda, Perícia de Aquidauana e da Energisa deflagrou nesta terça-feira (17) a Operçaão 'Jumper' que tinha como intuito de combater furtos de energia elétrica e fraudes nos padrões, em imóveis no município de Bodoquena.
Durante a ação, foram duas equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 12 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 24 imóveis na cidade. Após as diligências subsidiadas com dados da Energisa, foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em alguns locais, razão pela qual as equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar essas ocorrências.
Ao final, quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Bodoquena, sendo uma autuada em flagrante, por Furto de energia elétrica e estelionato. O delegado da delegacia de Bodoquena, Iago Adonis, e a relações Institucionais da concessionária, Denise Simões, esclarecem que o desvio, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato.
Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. Outro fator de importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionada aos demais consumidores, que acabam arcando com o custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas.
Sendo assim, vale ressaltar que as fraudes trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.
Últimas Notícias
- Décimo terceiro - 07:20 Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º
- Briga por ciúmes - 07:00 Briga termina com um esfaqueado na capital
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano