Polícia
Polícia deflagra operação contra crimes de furto de energia elétrica em Bodoquena
Durante a ação, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia e autuadas em flagrante
Terça-feira, 17 Setembro de 2024 - 15:52 | Marina Romualdo

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena com apoio de Miranda, Perícia de Aquidauana e da Energisa deflagrou nesta terça-feira (17) a Operçaão 'Jumper' que tinha como intuito de combater furtos de energia elétrica e fraudes nos padrões, em imóveis no município de Bodoquena.
Durante a ação, foram duas equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 12 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 24 imóveis na cidade. Após as diligências subsidiadas com dados da Energisa, foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em alguns locais, razão pela qual as equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar essas ocorrências.
Ao final, quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Bodoquena, sendo uma autuada em flagrante, por Furto de energia elétrica e estelionato. O delegado da delegacia de Bodoquena, Iago Adonis, e a relações Institucionais da concessionária, Denise Simões, esclarecem que o desvio, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato.
Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. Outro fator de importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionada aos demais consumidores, que acabam arcando com o custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas.
Sendo assim, vale ressaltar que as fraudes trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:30 Policial fake é preso por extorsão e roubo em esquema de agiotagem
- "Hefesto II" - 18:18 Segunda fase da operação retém itens de luxo de envolvidos
- Combate ao racismo - 17:58 Núcleo de Promoção da Igualdade Racial fortalece combate ao racismo
- Pescado irregular - 17:37 Pescado irregular é apreendido pela PMA em pesqueiro de Sonora
- Campo Grande - 17:17 Em obras, CRS Aero Rancho mantém atendimento no prédio em anexo
- Economia - 16:45 Entenda como vai funcionar a nova Tarifa Social
- Economia - 16:16 Alface e tomate estão mais baratos na CEASA/MS
- Criatividade e diversão - 15:58 Férias na Biblioteca oferece programação lúdica e gratuita para crianças
- Rio Brilhante - 15:44 Carro furtado em SP é recuperado com mais de 1 tonelada de drogas
- Diversão no Centro - 15:32 Arraiá do Pátio é festa boa e clique perfeito