Polícia
Polícia deflagra operação contra crimes de furto de energia elétrica em Bodoquena
Durante a ação, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia e autuadas em flagrante
Terça-feira, 17 Setembro de 2024 - 15:52 | Marina Romualdo

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena com apoio de Miranda, Perícia de Aquidauana e da Energisa deflagrou nesta terça-feira (17) a Operçaão 'Jumper' que tinha como intuito de combater furtos de energia elétrica e fraudes nos padrões, em imóveis no município de Bodoquena.
Durante a ação, foram duas equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 12 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 24 imóveis na cidade. Após as diligências subsidiadas com dados da Energisa, foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em alguns locais, razão pela qual as equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar essas ocorrências.
Ao final, quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Bodoquena, sendo uma autuada em flagrante, por Furto de energia elétrica e estelionato. O delegado da delegacia de Bodoquena, Iago Adonis, e a relações Institucionais da concessionária, Denise Simões, esclarecem que o desvio, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato.
Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. Outro fator de importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionada aos demais consumidores, que acabam arcando com o custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas.
Sendo assim, vale ressaltar que as fraudes trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.
Últimas Notícias
- Saúde - 17:34 Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia em hospitais de MS
- Oportunidades - 17:03 Senac Beauty Expert promove imersão em técnica na área da beleza
- Meio ambiente - 16:30 Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA
- Mato Grosso do Sul - 16:00 Assembleia aprova lei para certificação dos laboratórios ambientais de MS
- Encontro - 15:32 Projeto acolhida tem sua sexta reunião ordinária em Dourados
- Oportunidades - 15:06 Votorantim Cimentos lança banco de talentos para pessoas negras
- Riscos ao meio ambiente - 14:30 Investigação irá apurar riscos ambientais de chorume em Dourados
- "Quem tem fome, tem pressa de justiça" - 14:04 Ministério Público entra no combate a fome no MS
- Justiça - 13:30 INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos
- Meio Ambiente - 13:00 Acordo visa restaurar áreas degradadas e proteger recursos em Anastácio