• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

PMA não encontra indícios de presença de onça em bairro da Capital

Apesar da circulação de imagens do felino, nenhuma evidência concreta da presença do animal foi confirmada pela PMA, causando o alerta às fake news

Segunda-feira, 06 Outubro de 2025 - 16:00 | Issel Chaia


PMA não encontra indícios de presença de onça em bairro da Capital
Equipes seguem monitorando região da Vila Nasser após propagação de imagem de onça, possivelmente gerada por IA, ganhar repercussão. (Foto: Divulgação/PMA)

Após relatos de moradores e do compartilhamento de imagens da suposta aparição de onça, no Bairro Vila Nasser, a Polícia Militar Ambiental não encontrou indicativos da presença do felino, em Campo Grande.

Todavia, a área rural segue sendo monitorada, de acordo com o Subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Capitão Rocha, pelas equipes acionadas que realizaram vistoria em casas desabitadas e nas áreas de mata nas proximidades de cursos d'água.

PMA não encontra indícios de onça
Monitoramento na região vem sendo acompanhado por equipes da PMA e do Ibama, porém, nenhum indicativo da presença do felino foi encontrado. (Foto: Divulgação/PMA)

Ainda, conforme a assessoria da PMA, a população não precisa entrar em pânico, diante da averiguação, que não constatou nenhuma comprovação da presença do animal, como pegadas, pelos ou carcaças, até o momento.

PMA não encontra indícios de onça
Imagem que circulou em redes sociais pode ter sido fabricada por ferramentas de Inteligência Artificial. (Foto: Reprodução)

O alerta é para a propagação de desinformação, com a fabricação de imagens e vídeos por meio da Inteligência Artificial (IA), podendo atrapalhar os trabalhos das equipes, que seguirão em campo, em busca de vestígios reais.

Com a colaboração da comunidade é essencial para a segurança e sucesso nas investigações, sendo assim, confira as orientações fundamentais a seguir:

  • Verifique a fonte, antes de compartilhar imagens ou vídeos, sempre questionando a origem e veracidade.
  • Confiem nas fontes oficiais, como a PMA, Ibama e demais órgãos/instituições governamentais.
  • Em caso de recebimento de material suspeito, não compartilhe em grupos ou nas redes sociais.
  • Diante do avistamento real do animal, registre por meio de fotos ou vídeos, e encaminhe as imagens aos órgãos ambientais competentes para avaliação técnica.
  • Como medidas de prevenção, evite circular sozinho em áreas rurais ou periféricas no período da noite, mantenha crianças acompanhadas e monitoradas, recolha animais domésticos e não deixe restos de alimentos exposto.

A PMA reforça que, "às vezes, as imagens podem até ser verdadeiras, mas são de outros casos que ocorreram em local/data/contexto distintos". Em caso de emergência, entre em contato com a PMA pelo número 190 ou pelo Disque Denúncia: (67) 9984-5013

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News