Polícia
PF investiga desvio de R$ 1,3 milhão em contratos emergenciais na Capital
Ação da Polícia Federal ocorre em sete cidades, incluindo Campo Grande, Cuiabá e Brasília, e apura prejuízo de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos
Quarta-feira, 23 Julho de 2025 - 09:57 | Verônica Anchieta

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23/7), em Campo Grande/MS, a Operação Portare. A ação tem como objetivo combater a corrupção e a falta de transparência em licitações e contratos firmados com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Cuiabá).
Além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, a Justiça determinou o sequestro de bens de 10 investigados, somando cerca de R\$ 20 milhões. Dois servidores públicos foram afastados de suas funções.
A operação também foi realizada em Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Rondonópolis/MT, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e Boa Vista/RR.
As investigações tiveram início a partir de denúncias anônimas que apontavam para a inexecução contratual e indícios de superfaturamento no fornecimento de veículos ao DSEI-Cuiabá. A contratação emergencial ocorreu entre 2023 e 2024 e revelou possíveis fraudes, favorecimento à empresa contratada e acordos prévios entre agentes públicos e empresários.
O prejuízo identificado aos cofres públicos é estimado em R\$ 1,3 milhão, além do pagamento de propinas a servidores e outras irregularidades.
Durante as apurações, a Polícia Federal descobriu que servidores do DSEI-Cuiabá recebiam vantagens indevidas de empresários para favorecer suas empresas em processos de contratação.
Em uma licitação homologada em 2025, destinada à locação de veículos e vencida com proposta de R\$ 25 milhões, foram encontrados novos indícios de irregularidades.
Últimas Notícias
- Funsat - 08:02 Agência de empregos divulga mais de 1.200 vagas para capital
- Brilho especial - 07:40 Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital
- Saúde - 07:38 Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência
- Pedro Juan Caballero - 07:15 Líder de facção é preso na fronteira
- Oportunidades - 07:00 Energisa abre vagas de estágio na Capital
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA

