Polícia
PF deflagra operação em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Corumbá
Durante a ação, foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva
Quarta-feira, 12 Março de 2025 - 15:10 | Marina Romualdo

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Nacional Proteção Integral que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.
Em Corumbá, foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão e um prisão preventiva. A ação se deu por atuação integrada entre a PF e a Polícia Civil por meio da Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso de Corumbá (Daiji-Cor).
Na Proteção Integral, foram cumpridos 72 mandados de busca e apreensão, em 22 unidades da federação, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF. O foco é identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Além disso, participaram desse esforço conjunto cerca de 340 policiais federais.
A Operação Nacional objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso da Polícia Federal, em todo o país, na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas e em sua proteção integral. Na ocasião do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas 17 prisões em flagrante em decorrência da ação.
O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.009/1990) estabelece já em seu artigo 1º a proteção integral das crianças e dos adolescentes, bem como assegura a esses sujeitos o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (art. 3º), no qual, a Constituição Federal em seu art. 227, caput, estabelece que é "dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".
Ademais, não restam dúvidas quanto ao grau de lesividade que os delitos cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil acarretam nas crianças e os adolescentes, sendo a operação, portanto, uma forma da Polícia Federal dar cumprimento aos dispositivos constitucionais e legais que estabelecem a absoluta prioridade e a proteção integral às vítimas desses delitos.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Balanço:
Estados participantes: 22
Quantidade de mandados de busca e apreensão expedidos: 72
Quantidade de prisões preventivas expedidas: 6
Efetivo mobilizado: 340 Policiais Federais
Prisões em flagrante: 17
Veja Também
Últimas Notícias
- Economia - 08:38 Procon de Dourados divulga pesquisa da cesta básica
- Nova Lima - 08:20 Mecânico investigado por roubar peças de carros de clientes é preso por furto de energia durante "batida da polícia"
- Charge - 08:16 Tabela defasada do SUS complica situação da Santa Casa
- Oportunidades - 08:08 HG Mining abre 27 vagas de emprego em Corumbá para início imediato
- Feminicídio - 07:50 Mulher é morta pelo marido em MS
- Região central - 07:21 Acusado de homicídio é preso na Capital
- Oportunidades - 07:00 IFMS abre 400 vagas para cursos de idiomas presenciais e gratuitos
- TJMS - 18:39 Ação do Registro Civil atende Capital e 21 comarcas até dia 16 de Maio
- Menor infrator - 18:06 Adolescente de 15 anos é apreendido transportando skunk em ônibus
- Tráfico de drogas - 17:45 Saveiro com mais de 400 quilos de maconha é apreendido em Ponta Porã