Polícia
Pais denunciam que recém-nascido sofreu queimaduras em incubadora
Bebê foi transferido para Santa Casa de Campo Grande que é especialista em queimaduras
Quarta-feira, 29 Março de 2023 - 17:14 | Marina Romualdo

Um recém-nascido sofreu queimaduras pelo corpo após o parto. A criança foi colocada em uma incubadora que estava com a temperatura elevada no Hospital Universitário de Dourados (HU-UFGD).
Durante uma entrevista ao Dourados News, a advogada que acompanha o caso, Rosa Medeiros Bezerra, afirma que no dia 19 de Março, o casal deu entrada no hospital com a mãe dando à luz a gêmeos.
O primeiro bebê nasceu de parto normal e como o segundo não estava na posição correta, foi realizada uma cesariana, enquanto o primeiro bebê era levado para a incubadora. O procedimento de comum em caso de gêmeos.
Após o segundo parto, o médico procurou o pai e disse ter pedido desculpas, informando que o bebê havia sofrido uma “pequena queimadura” na incubadora que estava muito quente, mas que era algo simples. Ao retirar a roupa da criança o pai percebeu queimaduras graves por todo o corpo da criança.
Ainda de acordo com a advogada, o médico disse que a enfermeira não percebeu que a temperatura do aparelho estava muito quente e o bebê havia sido enrolado em um revestimento que o queimou. Já a segunda criança, apresentou problemas respiratórios. Diante disso, os irmãos foram internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O Portal de Notícias teve acesso à denúncia registrada pelo pai na ouvidoria do HU, onde ele relata que após uma semana internado, a criança vítima de queimaduras foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande (MS), que é especialista em queimaduras, no dia 25 de março, acompanhada da mãe, pois, devido a cirurgia do parto não pode tomar nenhuma medicação.
Com isso, o pai se desdobra para cuidar do filho recém-nascido que permaneceu no interior e dos outros filhos do casal, além de tentar acalmar à distância a esposa que está na Capital.
Por fim, a advogada destaca que o caso tem sido tratado como negligência da parte do HU e que o hospital ainda não se posicionou perante a família. Ela informa ainda que, nesta quinta-feira (30), será protocolado o boletim de ocorrência contra o hospital na Polícia Federal.
Em nota, o hospital lamenta o ocorrido e está à disposição da família para qualquer tipo de cuidado em saúde que for necessário.
"O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFGD/Ebserh), informa que, após um parto de gêmeos, um dos recém-nascidos se encontrava com temperatura corporal baixa, necessitando de cuidados para recuperação de sua temperatura corporal. Durante o procedimento, o recém-nascido sofreu queimaduras. O hospital realizou os primeiros atendimentos intensivos, informou os familiares e procedeu com a transferência para a Santa Casa de Campo Grande, centro especializado em cuidados de queimados. O HU-UFGD/Ebserh está apurando rigorosamente as razões que ocasionaram esse evento adverso. A unidade hospitalar lamenta profundamente o ocorrido e publicamente pede desculpas aos familiares, ressaltando a consternação de toda a equipe, vocacionada ao atendimento materno-infantil, com o momento que a família está vivenciando. A equipe multiprofissional da unidade hospitalar está à disposição da família para qualquer tipo de cuidado em saúde que for necessário", diz o comunicado.
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060