• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Operação prende integrante de esquema criminoso em Corumbá

Grupo especializado em golpes contra clientes de planos de saúde atuava em todo o país

Quinta-feira, 21 Agosto de 2025 - 17:00 | Redação


Operação prende integrante de esquema criminoso em Corumbá
(Foto: Divulgação/PCMS)

Um homem, de 29 anos, foi preso temporariamente por integrar grupo criminoso, na manhã desta quinta-feira (21), em Corumbá. O suspeito é investigado por participar de crimes de estelionato eletrônico (art. 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (art. 288, do Código Penal).

Em apoio a operação "Indébito", deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí, a 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá cumpre o mandado de prisão temporária do suspeito.

A prisão ocorreu de acordo com a determinação judicial, no Bairro Cristo Redentor, lavrada pela Central de Inquéritos de Teresina (PI). A operação ocorre em todo o país, contou com o apoio das polícias civis de São Paulo, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Foram cumpridos 80 mandados judiciais (prisões e buscas) e determinou o bloqueio de 43 contas bancárias, afim de futuro ressarcimento das vítimas.

A organização criminosa especialista em aplicar golpes contra clientes de planos de saúde. O esquema fraudulento se utilizava a criação de sites falsos e anúncios na internet que simulavam serviços autênticos, com a emissão de segunda via de boleto.

Clicando nos anúncios, a vítima era encaminhada para um site falso e era contatada pelos criminosos, que se passavam por atendentes por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Com os dados fornecidos, os golpistas geravam boletos falsos, com os valores pagos depositados em contas de "laranjas" e prontamente transferidos, dificultando o rastreio. São estimadas mais de 200 pessoas, em diversos estados do país, vítimas do esquema.

Conforme o delegado responsável, Guilherme Pena, a prisão no município de Corumbá demonstra que o crime não tem fronteiras, assim como a atuação policial.  “A integração entre as forças de segurança de todos os estados é fundamental para combater com eficiência a criminalidade cibernética, que vitima pessoas em todas as regiões do Brasil. O trabalho em apoio à DRCI-PI foi decisivo para o sucesso desta etapa da operação”, pontua.


A Polícia Civil alerta a população para os riscos no ambiente virtual e recomenda sempre acessar sites oficiais das empresas, desconfiar de anúncios patrocinados com preços ou condições muito vantajosas e nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por canais não verificados.

SIGA-NOS NO Google News