Polícia
Operação da PF mira em quadrilha de "laranjas" especializada em descaminho de celulares
Integrantes de organização criminosa ostentavam vida de luxo nas redes sociais
Quarta-feira, 14 Setembro de 2022 - 09:34 | Redação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro, operação para prender integrantes de organização criminosa de Mato Grosso do Sul especializada na venda de celulares frutos de descaminho. Ainda, foi também deferido o sequestro de todos os imóveis e veículos registrados em nome dos investigados, além de bens em nome de “laranjas”.
A Operação Buena Vita surgiu de denúncia anônima ao Ministério Público Federal, a qual relatava que criminosos operavam no descaminho de produtos eletrônicos em larga escala na região. A Polícia Federal, juntamente com a Receita Federal, investigaram o caso e levantou provas que evidenciaram padrão de vida totalmente incompatível com a atividade formal declarada pelos integrantes da organização criminosa.
Conforme o delegado de Policia Federal e um dos coordenadores da Operação, Felipe Garcia as investigações no âmbito da ação obtiveram êxito em flagrar o caso. “Após o decorrer da investigação, confirmou-se as denúncias iniciais, o que levou ao pedido de mandado de busca e apreensão, bem como sequestro de bens”, explicou.
Delegado Felipe Garcia comenta Operação Buena Vita - (Vídeo: Divulgação)
Os integrantes ostentavam atividades e ganhos do crime nas redes sociais e demonstravam total desrespeito para com as forças estatais de segurança. Em atendimento à representação policial, a Justiça Federal de Naviraí (MS) expediu 17 mandados de busca e apreensão, dois deles em empresas, nas cidades de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR), além do bloqueio de bens e valores em relação a cada um dos investigados.
A Polícia Federal informa, ainda, que 80 agentes, além de servidores da Receita Federal do Brasil, estão envolvidos na ação. A Justiça também deferiu o sequestro de todos os imóveis e veículos registrados em nome dos investigados, além de contas bancárias em todo o território nacional. Ainda, foram objeto de tal medida assecuratória deferida judicialmente imóveis e veículos possivelmente em nome de “laranjas”.

O objetivo principal da operação é dissolver a organização criminosa investigada com a descapitalização de seus principais membros de modo a fazer cessar suas atividades, tanto na região da fronteira, quanto em outras regiões do território nacional e também no Paraguai, de onde são enviados os grandes carregamentos de eletrônicos para vários Estados da federação.
Tudo Sobre:
crime policia-federal operacao organizacao-criminosa laranjas venda-de-celulares descaminho luxoÚltimas Notícias
- Nacional - 17:09 Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
- Campo Grande - 16:50 Dois membros de facção são presos antes de executar rival
- Coxim - 16:33 Agressor mantinha adolescente em cárcere
- Saúde Pública - 16:05 Regional recebe cinco proposta de PPP
- Política - 15:50 Câmara cria Comissão Especial para monitorar aplicações do IMPCG
- Oportunidades - 15:39 Seleção para professores da UEMS oferece salários de até R$ 10 mil
- Natal - 15:12 Natal nos Bairros leva programação itinerante e emociona Campo Grande
- Agronegócio - 14:50 MS Citrus Summit vai debater expansão da citricultura em Três Lagoas
- Legislação - 14:30 Ampliação da coleta de DNA de condenados segue para sanção presidencial
- Solidariedade - 14:00 ‘Caixa Encantada’ arrecada 126 mil brinquedos e beneficia 517 instituições

