Polícia
Onça, arara e filhote de anta empalhados serão entregues ao Bioparque
Animais foram taxidermizados durante curso realizado em parceria entre a PMA e a UCDB para acadêmicos
Domingo, 03 Julho de 2022 - 14:01 | Redação

A Polícia Militar Ambiental e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) farão a entrega de onça-pintada, uma arara-canindé e um filhote de anta para o Bioparque Pantanal. A entrega será feita nesta segunda-feira, dia 4, às 14h.
Os animais foram taxidermizados (empalhados) durante um curso realizado em uma parceria entre a PMA e a UCDB para alunos dos cursos de medicina veterinária e biologia e Policiais Militares Ambientais. A entrega será efetuada no Bioparque.
Os instrutores foram três Policiais Militares Ambientais. Durante as 40 horas do curso foram taxidermizados 11 animais, dentre eles: uma onça-pintada, um tamanduá-bandeira, um filhote de anta, um preá, uma jiboia, dois tucanos, uma arara-azul, uma arara-canindé, um coró-coró, também conhecido como curicaca-parda e um animal doméstico da espécie cachorro.

Os animais ficaram secando e amanhã (4) serão retirados arames e tábuas utilizados para a sustentação e manutenção da posição. Eles permanecerão na posição que ficaram por centenas de anos, até sua deterioração. A conservação da taxidermia pode durar centenas de anos.
Além de compor acervo para Educação Ambiental no Bioparque Pantanal, os demais animais comporão museus de fauna itinerantes que são utilizados como atrativos para os trabalhos de Educação Ambiental da PMA.
Na Educação Ambiental executada pela PMA, além do museu, há outras oficinas, que são utilizadas como atrativos para discussões de outros temas, como: oficina de reciclagem (em que se discute a questão dos resíduos sólidos), do ciclo da água (discutem-se recursos hídricos), a casinha da energia (maquete usada para se discutir sobre os tipos de produção de energias e seus impactos, bem como energias as renováveis e limpas), plantio de mudas nativas (discutem-se sobre desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.).
Além disso, é apresentado o teatro de fantoches, com peças discutindo esses, e vários outros temas ambientais. A PMA trabalha atualmente em média 20 mil alunos por ano em escolas da Capital e interior.
Últimas Notícias
- Literatura - 18:14 Pesquisadores lançam dois livros de temas regionais na próxima segunda
- Campo Grande - 17:43 Escola Funsat e Senai lançam curso para beneficiários do Primt
- Economia - 17:39 Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária
- Crime - 17:15 Furtos de fiação e LEDs atrapalham funcionamento de semáforos em Corumbá
- Polícia - 16:48 Integrante do PCC preso na Bolívia é levado para presídio em Brasília
- Esporte - 16:16 Eleição na CBF: Samir Xaud registra chapa e pode ser candidato único
- Saúde Pública - 15:47 Prefeitura usa onda do bebê reborn para incentivar vacinação contra a gripe
- Polícia - 15:25 Câmera registra momento de assassinato
- Investigação - 15:00 Homem encontrado sem vida em hotel teve morte natural, diz laudo médico
- Polícia - 14:50 Homem tem carro destruído por incêndio e suspeita da ex-companheira