• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Licitações da cidade de Miranda são investigadas pelo Gaeco

Foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão nos municípios de Miranda, Campo Grande e Sidrolândia

Quarta-feira, 01 Outubro de 2025 - 16:00 | Issel Chaia


Licitações da cidade de Miranda são investigadas pelo Gaeco
Os crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro são apurados na operação. (Foto: Decom/MPMS)

A Operação Copertura, deflagrada na manhã desta quarta-feira (1º), cumpre 31 mandados de busca e apreensão, em Campo Grande, Miranda e Sidrolândia, por meio do Gaeco/MPMS.

A partir de decisão judicial advinda das investigação, o cumprimento apura crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, assim como crimes correlacionados.

As investigações indicam a existência de uma organização criminosa de atuação em fraudes, que de forma sistemática, emitia licitações de variados produtos em Miranda, desde 2020, por coluio de empresário que fornecem propostas e orçamentos "cobertura" e com atuação decisiva de agente público no esquema criminoso.

Ainda, algumas empresas não possuíam sede própria ou funcionários registrados, todavia, ganhavam licitações de produtos das mais variadas características, como: materiais de construção, escritório, gêneros alimentícios, produtos de limpeza, informática, kits escolares, entre outros.

A operação teve o apoio operacional do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Estado.

O termo que dá nome à operação vem de origem italiana, "copertura", que significa "cobertura", em alusão a artimanha utilizada por organizações criminosas com especialidade em fraudes licitatórias, em que os licitantes dão "cobertura" para determinada empresa vencer o certame. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  gaeco  miranda  mpms  licitacoes-fraudulentas