• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Homem é preso com mudas de planta rara que levaria para Bolívia

De Corumbá, suspeito transportar mudas de barco pelo Rio Paraguai até a Bolívia

Quinta-feira, 15 Abril de 2021 - 17:14 | Redação


Homem é preso com mudas de planta rara que levaria para Bolívia
Plantas apreendidas foram levadas para o Jardim Botânico no Rio de Janeiro (Divulgação/PF)

Com informações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) de Corumbá, a Polícia Federal prendeu um homem que transportava 28 mudas de uma espécie de planta rara e em extinção no Brasil para a Bolívia.

Após a denúncia, a Polícia Federal foi informada que o suspeito do estado do Espírito Santo teria vindo de avião de São Paulo para Campo Grande, na noite de terça-feira (13), transportando as mudas.

Segundo investigação, no dia seguinte, o homem alugaria um veículo para ir até Corumbá (MS), onde encontraria uma mulher que lhe daria suporte para transportar as mudas de barco pelo Rio Paraguai até a Bolívia.

Como as fronteiras entre o Brasil e a Bolívia por Mato Grosso do Sul estão fechadas por conta da pandemia foi possível identificar o homem pegou um voo com destino a Rio Branco (AC).

Com o apoio da Polícia Federal no Acre, foi realizada a abordagem do suspeito no aeroporto de Rio Branco. Em sua bagagem foram encontradas 28 mudas de antúrios (Philodendron spiritus-sanci), espécie nativa e endêmica do estado do Espírito Santo. Por ser uma planta extremamente restrita, essa tem sido almejada por muitos colecionadores de plantas ornamentais gerando pressão sobre à espécie, segundo informado pela polícia.

O preso foi atuado em flagrante pela prática de crime ambiental. Ele informou aos policiais que o plano era seguir com os espécimes até a Bolívia e que retornaria com o pagamento em dólar não declarados.

As plantas apreendidas serão encaminhas para o Jardim Botânico no Rio de Janeiro (RJ).

SIGA-NOS NO Google News