• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Delegado de DP do Tijuca assume Delegacia de Combate à Crimes Rurais e Abigeato

Criada na última quarta-feira (28), Deleagro é vista como conquista para o setor agropecuário

Segunda-feira, 03 Maio de 2021 - 16:58 | Redação


Delegado de DP do Tijuca assume Delegacia de Combate à Crimes Rurais e Abigeato
Mato Grosso do Sul agora conta com Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato) (Divulgação/Arquivo)

Após decreto publicado no Diário Oficial de quarta-feira, 28 de abril, que cria a Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato), com sede em Campo Grande, foi designado como titular o delegado Mikaill Alessandro  Gouvea Faria. Ele estava lotado na 6ª Delegacia de Polícia Civil, no Bairro Jardim Tijuca II, e já atuou durante anos na fronteira de Mato Grosso do Sul.

A nova delegacia tem sido vista como uma conquista do setor agropecuário que há décadas reivindicava mais segurança.

O foco da Deleagro é reprimir e investigar crimes como o abigeato – furto de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado. Assim como crimes de subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Em resumo, cabe a especializada coordenar, orientar, prevenir e exercer ações permanentes para o combate aos delitos voltados à atividade rural, centralizar e difundir dados, denúncias e estatísticas sobre este tipo de crime.

Antes, as ocorrências de abigeato eram investigadas pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), mas não havia uma delegacia especializada no combate aos crimes rurais no estado.

Inicialmente, a Deleagro deve mapear as estradas e as propriedades rurais para análise criminal e instaurar a criação de um banco de dados atualizado sobre veículos boiadeiros, empregadores, condutores de comitivas, motoristas de caminhões e outros dados de relevância que ajudem no combate a estes crimes.

 Formado na turma de 2014 de Delegados da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Mikaill Faria ganhou experiência em uma região crítica do estado, abalada por conflitos entre facções e o tráfico. Atuou anos na fronteira com o Paraguai, na delegacia de Ponta Porã, onde também esteve por alguns meses a frente da DAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Além de passar por DPs (Delegacias de Polícia) em Antônio João, Amambai, Tacuru e Paranhos. Em Campo Grande, ele foi adjunto na 1ª DP (Delegacia de Polícia) e, por fim, atuou na 6ª DP na área do Tijuca, até assumir a especializada.

"O setor agropecuário é um dos principais pilares da economia do nosso estado e merece atenção. Vamos buscar nesta Delegacia Especializada ouvir os produtores. Trabalhar em parceria com outros órgãos de fiscalização e utilizar das ferramentas de inteligência como mapeamento, banco de dados, para reprimir os crimes nas áreas rurais. Vejo como um novo desafio porque vou enfrentar o combate a outros tipos de delitos", disse o delegado Faria.

SIGA-NOS NO Google News