Polícia
Policiais acusados de traficar cocaína dentro de viatura são alvos do Gaeco
Policiais Civis transportavam a cocaína em viatura oficial caracterizada de Ponta Porã a Campo Grande, já que, como regra, não era parada, muito menos fiscalizada
Terça-feira, 26 Março de 2024 - 09:20 | Thays Schneider

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) com apoio dos policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar deflagraram na manhã desta terça-feira (26), Operação Snow em diversos bairros de Campo Grande e Ponta Porã.
De acordo com apurado pela reportagem, intuito da operação é desbaratar organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, especialmente cocaína, na cidade de Campo Grande. A organização criminosa, altamente estruturada, com uma rede sofisticada de distribuição, com vários integrantes, inclusive policiais cooptados, fazia o escoamento da droga, como regra cocaína, por meio de empresas de transporte, as quais eram utilizadas também para a lavagem de capitais, ocultando a real origem e destinação dos valores obtidos com o narcotráfico. O grupo criminoso transportava a droga oculta em meio a uma carga lícita, o que acabava por dificultar bastante a fiscalização policial nas rodovias, principalmente quando se tratava de material resfriado/congelado (carnes, aves etc.), já que o baú do caminhão frigorífico viajava lacrado.
Além de usar uma carga lícita como cobertura para transportar a droga, a organização ainda fazia a transferência da propriedade de caminhões entre empresas usadas pelo grupo e os motoristas, desvinculando-os dos reais proprietários, para assim chamarem menos a atenção em eventual fiscalização policial (em regra, a liberação é mais rápida quando o motorista consta como dono do veículo).
Durante o transcorrer dos trabalhos, foi possível identificar mais 2 toneladas de cocaína da organização criminosa, apreendidas em ações policiais. Uma das maneiras utilizadas pelo grupo para trazer a droga de Ponta Porã até Campo Grande de onde saía para outros Estados da Federação, era o chamado “frete seguro”, por meio do qual policiais civis transportavam a cocaína em viatura oficial caracterizada, já que, como regra, não era parada, muito menos fiscalizada por outras unidades de segurança pública.
A operação “Snow” é voltada ao cumprimento de 21 mandados de prisão preventiva (3 alvos já estão custodiados no regime prisional fechado de Mato Grosso do Sul), além de 33 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Campo Grande e Ponta Porã.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital