• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Covid-19

Três Lagoas assina convênios na Saúde com o Estado

Secretário Estadual afirma que gostaria que todos os municípios do MS tivessem a mesma parceria

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Três Lagoas)

Três Lagoas (MS) passa por uma nova onda de casos positivos para Covid-19. O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, assinou nesta quarta-feira (26) o convênio para financiamento de 10 leitos de UTI Covid que já estão em operação e serão custeados pelo estado.

O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Elaine Furio, e do Presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Cassiano Maia, receberam Resende e o Secretário Estadual de Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, que cumpriram agenda na Cidade para realizar a assinatura de importantes convênios que vão trazer melhorias para a saúde do município.

Guerreiro disse que diferente do início da pandemia, os profissionais que atuam na linha de frente já têm mais conhecimento em relação à doença, assim como o município e estado têm o fortalecimento e o preparo para determinar as ações para o enfrentamento à Covid-19.

O Prefeito ainda pediu a contribuição da população, para reforçar os cuidados de biossegurança e completar o esquema vacinal, pois só desta maneira será possível controlar a taxa de transmissão do vírus e diminuir os casos positivos.

Durante sua fala, Resende destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Saúde de Três Lagoas e ainda afirmou que gostaria que os prefeitos e secretários de saúde dos 79 municípios e Mato Grosso do Sul tivessem a mesma parceria e entendimento de gestão que tem com Guerreiro e Elaine Fúrio.

Convênio UFMS - durante o encontro também foi realizada a prorrogação do convênio entre Município e o estado com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para que os alunos do curso de medicina possam estagiar no Hospital Auxiliadora (HA).

Este é o terceiro ano que os estudantes do curso vão participar deste processo de aprendizagem que transforma estudantes em médicos que contribuem com a saúde da população de Três Lagoas.

UT Neonatal - o Hospital Auxiliadora (HA) vai oferecer aos seus pacientes 5 leitos de UTI Neonatal para atender crianças recém nascidas que precisem de cuidados especiais. Os leitos serão custeados pelo Estado, que vai pagar 60% dos custos e os outros 40% serão de contrapartida do município.

Hospital Regional - a comitiva realizou visita técnica no Hospital Regional de Três Lagoas (HR/TL), que está prestes a ser inaugurado e vai oferecer especialidades médicas para a população.

Resende disse que a expectativa é que no dia 24 de fevereiro se tenha a finalização do processo de escolha da organização social que vai gerenciar o hospital e iniciar o processo de contratação de especialistas que vão atender Três Lagoas e os municípios referenciados. A expectativa é que a inauguração aconteça ainda no 1º semestre de 2022.

Guerreiro parabenizou a seriedade do Governo do Estado na condução desta obra que está sendo muito esperada pela população.

O Prefeito ainda pontuou que o hospital já poderia estar funcionando, porém a pandemia que assolou o país e o mundo atrasou os planos, mas em breve a unidade estará de portas abertas para salvar vidas.

(Com informações da Prefeitura de Três Lagoas)