Plantão Saúde
Lote com 22 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca chega em MS
De acordo com secretário estadual de saúde outra remessa virá na próxima quarta-feira
Domingo, 24 Janeiro de 2021 - 14:25 | Paula Fernandes

As doses da vacina Oxford /AstraZeneca ao Estado chegaram por volta de 13h20 em Campo Grande. As 22 mil doses foram transportadas em duas caixas. As vacinas foram remetidas da Índia, chegando na sexta-feira (22) ao Rio de Janeiro, onde a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) fez a checagem e etiquetagem. Do Rio, seguiram para Belo Horizonte (MG) e, depois, para Campo Grande.
As caixas foram colocadas em um caminhão e do aeroporto seguiram para a Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde, que cuidará da redistribuição.Este é o segundo lote de imunizantes contra a Covid-19 que chega em Mato Grosso do Sul.
Veja a chegada da vacina:
O primeiro, com 158.760 doses, chegou na segunda-feira (18). Desse total, 97 mil são a população indígena e 61.760 para os demais integrantes do primeiro grupo prioritário (profissionais de Saúde da linha de frente de combate ao coronavírus e idosos e deficientes físicos que vivem em instituições de longa permanência). Esse primeiro lote foi de vacinas fabricadas pela chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan na fabricação da CoronaVac.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, recepcionou o carregamento no aeroporto. A expectativa é de que a distribuição comece nesta segunda-feira (25), por volta das 5h, em esquema semelhante ao da primeira vez: apoio da Segurança Pública e entrega aos municípios em até 48 horas.

De acordo com o gestor da pasta da saúde, a próxima remessa deve chegar na quarta-feira, deia 27 de janeiro. Com esses dois lotes iniciais já será possível imunizar 55% dos profissionais de saúde na linha de frente para o atendimento da Covid-19 no Estado.
Quanto os casos de pessoas públicas que estariam “furando a fila” da vacina, o secretário afirmou que o quantitativo de doses para cada município é publicado no Diário Oficial do Estado. Além disso os municípios devem enviar a lista com nomes de imunizados e o Ministério Público Estadual está atento a esse tipo de irregularidade. ”Nós vamos nos manter como o Estado número um em transparência para combater a corrupção na condução dos encaminhamentos contra a Covid-19 para que o trabalho do sistema público não fique desacreditado principalmente entre os negacionistas da doença”, ressaltou o secretário.
Últimas Notícias
- Charge - 05:44 Flanelinhas cobram R$ 20 por vaga em área pública
 - Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 

