• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Teste de Covid

Drive-Thrus de testagens realizaram 1,7 mil testes de antígeno em MS

Foi realizado em Campo Grande 1.290 testes, 262 positivos (26,25%), 736 negativos e 292 au

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) realizou 1.733 testes de antígeno nos Drive-Thrus de Campo Grande, em parceria com a Cassems, e nos municípios de Dourados e Três Lagoas entre sábado (15) e domingo (16). O índice de positividade foi de 29,22% com 400 testes positivos.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a medida vem justamente para atender a demanda por procura de testagem no Estado. “Se você que está assintomático, mas teve contato com pessoa sintomática e positiva para a Covid-19, ou apresenta sintomas, agende o seu teste pelo site da Secretaria de Estado de Saúde, marque o seu horário e vá até ao Drive-Thru da sua cidade. O teste é de fundamental importância para que todos nós possamos conter o avanço da doença em nosso Estado”.

Segundo o levantamento realizado pela SES/MS, dos 1.733 testes de antígeno realizados no final de semana, 400 foram positivos e 969 foram negativos. A SES registrou ainda 364 testes em que as pessoas deixaram de comparecer ao local, correspondendo a um índice de ausência nos locais de 21%.

Conforme o levantamento foi realizado em Campo Grande 1.290 testes, 262 positivos (26,25%), 736 negativos e 292 ausências. Dourados realizou 312 testes sendo 100 positivos (38%), 163 negativos e 49 ausências. Três Lagoas foi realizado 131 testes, sendo 38 positivos (35,17%, 70 negativos e 23 ausentes.

Diante do novo cenário epidemiológico, o assessor militar da Secretaria de Estado de Saúde, Coronel Marcello Fraiha, explica que o retorno da estratégia de testagem rápida vem para tranquilizar a população e auxiliar os municípios no diagnóstico precoce da doença. “Deste modo, a população poderá agendar de forma online no site da Secretaria de Estado de Saúde, escolhendo o dia e horário para o teste rápido”.

Ampliação de testagem

A Secretaria de Estado de Saúde ampliou a quantidade para 230 testes nos Drive-Thrus de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Após análise do primeiro dia de atendimento ocorrido no último sábado (15) – quando iniciou o serviço em Mato Grosso do Sul. A SES/MS decidiu ampliar o quantitativo para atender a população.

Assim, o Drive-Thru de Dourados foi ampliado de 100 para 200 vagas de testes de antígenos/dia. Em Três Lagoas saltou de 50 para 80 vagas de testes de antígenos/dia. Já no Drive-Thru de Campo Grande em parceria com a Cassems passou de 600 para 700 testes de antígeno ao dia.

Reforço em Corumbá

A partir desta terça-feira (18), a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Corumbá realiza aplicação dos testes rápidos para Covid-19, no Complexo Poliesportivo da Avenida Porto Carreiro, entre as ruas Frei Mariano e Antônio Maria, Centro. Serão oferecidos à população 300 testes por dia. Os atendimentos ocorrerão de segunda à sexta, das 7h30 às 18h, sem horário de almoço.

Como fazer o seu teste

O agendamento dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/.
O agendamento é de caráter auto declaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas, assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados de Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcada para o exterior.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.
Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, foi montado o Drive-Thru no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. Serão ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o Dribe-Thru foi reativado no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. Serão ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru volta a funcionar no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Fillinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. Serão ofertados 80 testes diários.

Em Corumbá, a testagem não será na modalidade drive-thru e ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da Avenida Porto Carreiro, entre Frei Mariano e Antônio Maria, Centro.