Plantão Saúde
Casos confirmados de H3N2 sobem para 74 em Campo Grande
Até o momento, apenas uma morte relacionada à doença foi registrada na Capital
Domingo, 02 Janeiro de 2022 - 16:10 | victoria oliveira

Os casos confirmados de gripe causados pela cepa da H3N2 aumentaram para 74, conforme último boletim epidemiológico divulgado na tarde desta sexta-feira (31). Até a manhã do mesmo dia, os números apontavam para 42 confirmações.
Os quadros gripais do município são causados pelo subtipo H3N2 do vírus influenza A, informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, aponta que esse subtipo é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados.
Até o momento, apenas uma morte de um jovem, que deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro e faleceu no dia seguinte, está relacionada à Influenza na Capital. Em nível estadual, outras duas mortes ocasionadas pelo subtipo foram detectadas. Em 2019, os óbitos relacionados a doença chegaram a 29, enquanto em 2020 ficaram em 6.
Em Três Lagoas (MS), dois casos positivos para H3N2 foram confirmados pela Secretaria de Saúde do município. Os pacientes são uma idosa de 64 anos e um adolescente de 14 anos que foram internados com sintomas respiratórios no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
Dados do boletim da Capital são de que 25 pessoas estão internadas em decorrência da cepa Darwin, sendo 19 em hospitais públicos e seis em unidades privadas de saúde.
Todos os casos positivos registrados no município são de pessoas que fizeram a coleta dos exames nos últimos 20 dias, ou seja, apresentaram os sintomas no mês de dezembro. Assim como a Covid-19, a Influenza é uma infecção transmitida por vias respiratórias, então os cuidados e prevenção são os mesmos para as duas doenças.
Tendas - A prefeitura de Campo Grande começou nesta quinta-feira, 30 de Dezembro, a montar as tendas em áreas externas de UPAs da Capital como forma de enfrentar a demanda de pacientes com sintomas gripais.
Com a instalação das tendas, a prefeitura pretende evitar contaminação cruzada de pacientes que não possuam sintomas respiratórios.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 13:00 Novos cursos gratuitos para mulheres
- Oportunidades - 12:19 Prefeitura de Três Lagoas convoca profissionais de Apoio à Inclusão Escolar
- Vida profissional - 11:57 Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro no setor industrial
- Câmara Municipal - 11:37 Procuradoria firma parceria para fortalecer políticas em defesa das mulheres
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ