Interior
Dois são presos por porte irregular de arma e caça ilegal em Batayporã
Os policiais foram acionaram para ir até a propriedade, localizada a 30 km da cidade. No local, os policiais encontraram um dos denunciados, o funcionário da fazenda.
Terça-feira, 12 Outubro de 2021 - 10:09 | Redação

Dois homens, de 42 e 49 anos, foram presos pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por posse e porte irregular de arma de fogo e crimes ambientais na última segunda-feira (11), em Batayporã.
Ação policial foi durante a “Operação Padroeira do Brasil” na qual a equipe da PMA faz fiscalização fluvial no rio Ivinhema. A polícia havia recebido denúncias de caça ilegal e de captura de aves silvestres em uma fazenda no município.
Os policiais foram acionaram para ir até a propriedade, localizada a 30 km da cidade. No local, os policiais encontraram um dos denunciados, o funcionário da fazenda.
Na varanda da residência do funcionário, Jose Brás Alves da Silva, de 49 anos, foram encontradas seis gaiolas contendo seis aves silvestres, dois curiós, um corrupião e três pássaros-preto, sem autorização ambiental. Questionado sobre a denúncia de caça, o homem assumiu ter carne de animais silvestres em sua residência e armas. Na oportunidade, ele denunciou também seu companheiro de crime, um funcionário de outra fazenda vizinha.
Em um freezer na residência foram localizados três animais silvestres da espécie tatu-galinha (Dasypus Novemcinctus), que está na lista de espécie em extinção e um animal da espécie cutia (Dasyprocta punctata).
Também foram encontrados uma espingarda calibre 28, uma espingarda caibre 36, um cano de espingarda caibre 22, adaptado para uma espingarda calibre 36 e um rifle calibre 22, bem como 12 munições calibre 22 intactas e dois cartuchos calibre 36 carregados. Todo o material foi apreendido.
O caçador informou que uma das armas, as munições e parte das aves pertenciam a outra pessoa que trabalhava na propriedade vizinha. Os policiais foram ao local e localizaram o outro infrator, identificado por Ricardo Aparecido de Souza, de 42 anos. Ambos os infratores foram autuados e multados administrativamente em um valor de R$ 36,5 mil, pela caça ilegal e por manter as aves silvestres ilegalmente em cativeiro.
Últimas Notícias
- TJMS - 16:30 Judiciário Estadual celebra 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Economia - 16:00 Senador de MS convoca debate sobre tarifa de 50% anunciada pelos EUA
- Trânsito - 15:50 Ponta Porã intensifica fiscalização para motociclista sem CNH
- Violência contra a mulher - 15:32 Homem é preso por importunação sexual
- Poder Judiciário - 15:00 Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
- Oportunidades - 14:50 Inscrições na semana da tecnologia e inovação da juventude encerram hoje
- Nacional - 14:32 No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção
- Justiça - 14:10 MPMS garante manutenção de condenação de preso com 149 kg de maconha
- Ponta Porã - 13:45 Armas de fogo são apreendidas com envolvidos no crime
- Procon MS - 13:35 Pesquisa mostra leve oscilação nos preços de combustíveis em julho