Geral
Vídeos que circulam sobre indígenas feridos em confronto com Choque, são fakes, diz Coronel
Segundo o Coronel, o inquérito deverá apurar que essas imagens são falsas
Segunda-feira, 27 Junho de 2022 - 10:36 | Suzy Jarde Vera

Nos últimos dias, os conflitos entre os indígenas e equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, no território em Amambai Pegua ll, em Naviraí (MS), foi tema abordado nesta segunda-feira (27), no Noticidade - Programa da Rádio Cidade FM 97, que trouxe o Tenente Coronel Claudemir de Melo Domingos Braz - Presidente do Conselho Institucional de Segurança Pública.
Na noite da última quinta-feira (23) cerca de 20 a 30 indígenas iniciaram uma invasão na Fazenda Tejui, na área rural do município de Naviraí, distante 359 km da Capital.
De acordo com Tenente Coronel Claudemir, esse episódio de confronto, não existia somente a presença de indígenas, mas haviam indígenas brasileiros e paraguaios, e posseiros.
"Essa invasão é um crime organizado, apesar de não parecer, porque tem uma cortina dizendo que são pessoas silvícolas, semi-imputáveis. Essas invasões são arquitetadas, e a polícia militar tem que manter a ordem pública, esse é nosso dever constitucional. O Choque foi lá e assim fez, para que a ordem fosse mantida e a retirada daquelas pessoas do local. Porém elas afrontaram o Estado, quando elas desferiram tiros na polícia, ali deixaram de ser apenas invasores e passaram a ser criminosos invasores atacando os policiais militares com arma de fogo", destacou Coronel.
Sobre os vídeos que foram sendo divulgados, onde mostra , supostamente indígenas feridos pelo policiais o Tenente Coronel informou que, "Isso não houve, é uma ficção, pirotecnia, o inquerito esta sendo feito, não é a Polícia Militar que faz esse inquérito, no caso é a Polícia Federal junto com o Ministério Público Federal.
Ainda de acordo com o Coronel, as apurações do inquerito sobre o confronto serão analisados por três fontes de apuração, que indicarão que os policiais do Choque agiram de forma legal, por terem sidos recebidos com ataques dos indígenas.
Conforme informou o Tenente, o inquérito deve mostrar também que os indígenas atiram contra um helicóptero da Polícia Militar.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 19:05 Orientação para organizadores de eventos na Capital
- Infraestrutura - 18:33 Três Lagoas reforça limpeza de bueiros para prevenir enchentes
- Pedro Gomes - 18:07 Homem descumpre medida protetiva em favor de jovem e é preso
- Saúde - 17:52 Bosque dos Ipês promove ação do Outubro Rosa com exames gratuitos
- Saúde - 17:35 STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal
- Campo Grande - 17:17 Vídeo: Suspeito é preso após tentativa de furto à joalheria
- Segurança - 17:00 Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Guarda Municipal
- Saúde - 16:45 AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
- Violência contra a mulher - 16:24 Quatro agressores de mulheres são presos em Três Lagoas
- Economia - 16:05 Concessionária Energisa lança Plano Fixo para conta de luz em MS