Geral
Vestibular da UFGD oferece dois cursos específicos para população indígena
Com 140 vagas, inscrições são gratuitas e abriram nesta quinta-feira (01)
Quinta-feira, 01 Agosto de 2024 - 16:52 | Redação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu hoje (01) as inscrições do processo seletivo para os cursos de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu e em Pedagogia Intercultural Indígena (PSIN2025). Este vestibular é específico para indígenas das etnias Guarani ou Kaiowá.
As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até 23 de Agosto, pela internet. As provas presenciais estão marcadas para o dia 15 de Setembro, nas cidades de Dourados e Amambai. O processo de seleção será composto por uma redação em guarani e uma em língua portuguesa, prova objetiva com 25 questões e prova oral em guarani. Os temas das questões objetivas serão ciências humanas, legislação indigenista, território e educação, matemática e ciências da natureza.
Os candidatos que precisarem de atendimento diferenciado como fiscal ledor/transcritor, prova ampliada, mesa acessível, sala térrea, tempo adicional, espaço para amamentação, intérprete de Libras ou permissão para uso de aparelho médico, têm até o dia 23 de Agosto para fazer a solicitação, pela Área do Candidato.
É muito importante que os candidatos leiam todo o edital para não perder nenhum detalhe. Acesse o documento CLICANDO AQUI.
SOBRE OS CURSOS
A Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) oferece o curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, conferindo grau em Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. É uma graduação oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na universidade e também nas aldeias e escolas indígenas). Além disso, é oferecido o curso em Pedagogia Intercultural Indígena, também pela metodologia da alternância, conferindo o grau de Licenciado ao egresso.
Cada um dos cursos oferece 70 vagas e o tempo mínimo para conclusão de cada um é de 4 anos e meio.
Confira o edital e todos os detalhes sobre este processo seletivo na página: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/psin-2025.
MAIS INFORMAÇÕES
Em caso de dúvidas sobre as inscrições no vestibular, entre em contato com o Centro de Seleção pelo WhatsApp (67) 99332-4046, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3410-2840.
Caso as dúvidas sejam sobre as matrículas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (67) 3410-2820 / 2825 / 2826.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060