Geral
Vereadora quer reproduzir experiência da tarifa zero de ônibus na Capital
Na cidade de Maricá, no RJ, coletivos circulam sem catraca e contagem dos passageiros é feita com uso de tecnologia
Quarta-feira, 22 Janeiro de 2025 - 08:39 | Redação

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) visitou a Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá-RJ para conhecer de perto o sistema Tarifa Zero. Para a parlamentar, Campo Grande tem potencial para repetir a experiência.
Como 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande e idealizadora da Comissão Parlamentar de Defesa da Tarifa Zero, Luiza busca alternativas para implementar o transporte público gratuito na capital sul-mato-grossense.
Recepcionada pelo presidente da EPT, Celso Haddad, a vereadora participou de uma reunião técnica na sede da autarquia, onde foram apresentados detalhes sobre o modelo de gestão, desafios e os impactos positivos do sistema gratuito de transporte, que funciona desde 2014.
Na cidade, parte dos ônibus opera sem catraca, com um sistema instalado nas portas para fazer a quantificação de todos os passageiros. O plano é tirar a catraca de todos os 135 ônibus da frota da EPT até o fim do primeiro semestre de 2025.

Segundo o site oficial de Maricá, a cidade foi a primeira do País, com mais de 100 mil habitantes, a oferecer transporte público Tarifa Zero com ônibus sem catracas. O Tarifa Zero de Maricá é referência em mobilidade urbana e foi implantado pela prefeitura da cidade em 2014, mas chegou para todos os bairros no ano de 2021, com a ampliação da frota que hoje conta com 135 ônibus e 42 linhas
Luiza também visitou a Rodoviária do Povo, no Centro de Maricá, e teve a oportunidade de acompanhar o funcionamento das operações e conversar com usuários do sistema.
“O que Maricá fez é um exemplo que precisa ser difundido. Aqui, vemos como o transporte público gratuito pode transformar a vida das pessoas e promover a justiça social. É um modelo que me inspira e que espero levar para Campo Grande”, afirmou a vereadora.
O presidente da EPT, Celso Haddad, reforçou o compromisso de compartilhar a experiência de Maricá com outras cidades. “O transporte público gratuito é mais do que uma política eficiente, é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica. Estamos sempre dispostos a colaborar para que mais municípios adotem iniciativas como essa”, disse Haddad.
(Com informações da assessoria de imprensa parlamentar e prefeitura de Maricá)
Últimas Notícias
- Oportunidades - 14:00 Programa de residência médica do Hospital Regional recebe inscrições
- Saúde Mental - 13:50 Geração hiperconectada: impactos da exposição nas redes sociais
- Poder Legislativo - 13:32 Criada Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde
- Oportunidades - 13:00 Capacitação gratuita para mulheres
- Dia do Patrimônio Histórico - 12:19 Patrimônio Histórico: MP convida a sociedade a proteger identidade cultural
- Rodovias - 11:55 Governo de MS estado lança licitações para restauração da MS-156
- Gastronomia - 11:30 Cozinha Show tem chefes convidados e preparo de receitas ao vivo
- Economia - 11:00 Fiems firma acordo para promover agenda ESG na gestão pública
- Justiça - 10:50 Casa de shows é condenada por poluição sonora na Capital
- Condenação - 10:41 Justiça manda ex-prefeito de Coronel Sapucaia devolver mais de R$ 4,4 milhões ao caixa municipal