Geral
Unimed promove 2º Fórum de Sustentabilidade aberto ao público na Capital
Evento gratuito no Bioparque Pantanal, em 12 de Setembro, reunirá especialistas para discutir clima, biodiversidade e outros temas
Quarta-feira, 03 Setembro de 2025 - 16:23 | Redação

A Unimed Campo Grande promove 2º Fórum de Sustentabilidade com programação aberta ao público e foco em práticas ESG no setor de saúde
Evento gratuito no Bioparque Pantanal, em 12 de Setembro, reunirá especialistas para discutir clima, biodiversidade, recursos hídricos e governança na saúde
A Unimed Campo Grande realiza, nos dias 11 e 12 de Setembro, a 2ª edição do Fórum de Sustentabilidade, com o tema “Saúde Sustentável: O Caminho para um Futuro Verde, Inclusivo e Ético”. O evento, que integra o calendário institucional da cooperativa médica, reafirma o compromisso da instituição com as diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança), promovendo diálogos estratégicos, troca de experiências e disseminação de boas práticas sustentáveis no setor da saúde.
A grande novidade desta edição é a programação aberta ao público no dia 12 de setembro (sexta-feira), no Bioparque Pantanal, a partir das 8 horas. A entrada é gratuita e o evento é voltado a profissionais da saúde, estudantes, gestores públicos, pesquisadores e toda a população interessada em sustentabilidade e bem-estar coletivo.
Para participar, basta confirmar inscrição no link: https://unimed.me/051/forumesg-dia12
“Estamos comprometidos em tornar a sustentabilidade um pilar vivo na nossa atuação, promovendo ações práticas para dentro e fora da nossa cooperativa. O Fórum de Sustentabilidade é uma dessas iniciativas, que materializam esse compromisso da Unimed Campo Grande”, destaca o presidente, Dr. Eduardo Kawano.
A diretora financeira da cooperativa, Marisângela Ribeiro Rosa, afirma que o fórum é uma oportunidade de contribuição para a saúde de Mato Grosso do Sul. “Esse evento vem para fortalecer o diálogo entre saúde, sustentabilidade e inovação, promovendo conexões, troca de boas práticas do tripé ESG e contribuindo para avanços na saúde do nosso estado”.
Programação
Dia 11/09: Para médicos cooperados e convidados
Local: Auditório da OCB/MS
Horário: a partir das 18h30
Palestras - Avanços da Sustentabilidade para a Saúde do Setor
-Dr. Maurício Simões Corrêa (presidente da federação Unimed MS e secretário de Estado de Saúde de MS)
Judicialização da Saúde e o Equilíbrio Econômico: Caminhos para um Sistema Sustentável 
-Dr. Clênio Schulze (Juiz Federal)
Dia 12/09: Aberto ao público | Bioparque Pantanal | Entrada gratuita
Horário: a partir das 8h
Painéis temáticos – Impactos Globais em Saúde e Sustentabilidade
-9h – Biodiversidade
Abordagens Integradas em Saúde: Convergência do Conceito “One Health” e a Farmácia Viva
Com: Danila Frias | Márcia Cardeal (Secretaria de Saúde)
-10h – Mudança do Clima
Alterações Climáticas no Pantanal: dos Impactos Ambientais às Emergências em Saúde
Com: Dr. Luiz Carlos (Fiocruz) | Dra. Haydée Marina do Valle (Unimed CG)
-11h – Recursos Hídricos
Do Estresse Hídrico à Ação Local – Estratégias para Enfrentar os Impactos Climáticos
Com: Marcelo Hartman (Unimed Poá) | Dr. Rodrigo Quadros (Unimed CG) 
Painéis ESG – Práticas Sustentáveis na Saúde
-14h – E (Ambiental)
Gestão Segura de Resíduos em Saúde e a Logística Reversa
Com: Ellen Ribeiro (Hospital São Julião) | Bruno Madallena (Ecocare) 
-15h – S (Social)
Ciência da Felicidade: A Saúde e o Bem-Estar no Ambiente Colaborativo
Com: Benedito Nunes (FIC) | Celso Regis (OCB/MS) 
-16h30 – G (Governança)
Governança Clínica e Atendimento Ético e de Excelência
Com: Juliana Guelfi (Compliance Unimed CG) | Dra. Marcela Ramone (Diretora Técnica Hospital Unimed CG) 

Compromisso com o futuro - O 2º Fórum de Sustentabilidade da Unimed Campo Grande reforça a atuação da cooperativa no fortalecimento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e nas metas do Pacto Global da ONU, evidenciando seu papel de liderança na promoção de uma saúde sustentável, ética e inclusiva.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 

