Geral
TJMS participa da Ação Cidadania em prol do enfrentamento ao feminicídio
Ação que acontecerá no bairro Moreninhas item o propósito de ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais à população sul-mato-grossense
Quinta-feira, 17 Julho de 2025 - 10:52 | Redação

No sábado, dia 19 de julho, das 8 às 17 horas, o Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, será palco da Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio. A iniciativa é promovida em conjunto pelo Sistema Fiems, TV Morena, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A ação integra mais de 90 instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e sociedade civil, com o propósito de ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais à população sul-mato-grossense, especialmente às mulheres, promovendo dignidade, inclusão e cidadania.
Durante o evento, serão oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos e rodas de conversa, além de atividades culturais e educativas voltadas para todas as idades.
A iniciativa integra a campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, que busca promover o engajamento coletivo na prevenção e combate à violência contra as mulheres, visando à erradicação do feminicídio e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, a campanha tem como premissa a prevenção como ferramenta de proteção.
“O feminicídio é o ápice da violência contra a mulher. Prevenir é salvar vidas. Essa campanha nasceu da necessidade urgente de romper o ciclo da violência e construir um pacto real entre os poderes e a sociedade civil para proteger nossas mulheres”, explica a magistrada.
Mais do que um evento, a ação social se apresenta como um espaço de diálogo, escuta e mudança de atitudes, envolvendo toda a comunidade na construção de novas práticas sociais. A participação da sociedade reforça a compreensão de que a violência contra a mulher não é uma questão individual, mas um fenômeno complexo que exige o comprometimento coletivo.
Essa união de esforços visa combater a normalização da violência doméstica e ampliar o acesso à justiça, à dignidade e aos direitos fundamentais, garantindo um futuro mais justo, seguro e igualitário para todas as pessoas.
Últimas Notícias
- Cultura - 16:44 Homenagem à Helena Meirelles com medalha e diploma se torna permanente
- Comunidade - 16:22 Aquarius pede socorro, mas não é ouvido
- Campo Grande - 16:02 Condenado por estuprar duas irmãs é preso
- Violência Doméstica - 15:54 Neto agride avó e é preso bebendo em um bar em Paraíso das Águas
- Meio Ambiente - 15:35 Companhia Energética irá restaurar 460 hectares de mata nativa em MS
- Saúde em alerta - 15:15 Com alta nos casos de hepatites, Sesau alerta para vacinação
- Parto inesperado - 14:50 Bombeiros resgatam 13 filhotes após cadela parir em túmulo de cemitério
- Meio Ambiente - 14:36 Fórum Rota Sustentável vistoria MS-345 para prevenir acidentes com fauna
- Legítima defesa - 14:00 Deputado de MS quer facilitar acesso a arma de fogo às vítimas de violência
- Poder Legislativo - 13:50 Proposta institui rastreamento a pessoas com deficiência e risco de fuga