Geral
TJMS entrega impressoras a oficiais de justiça em projeto-piloto digital
Iniciativa ‘e-Mandados’ visa modernizar processos e reduzir uso de papel, com expansão prevista para 2024
Quarta-feira, 09 Outubro de 2024 - 16:52 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizou, na segunda-feira, 7 de outubro, a entrega das últimas impressoras térmicas aos oficiais de justiça de Campo Grande que participam do projeto-piloto ‘e-Mandados’. A iniciativa busca modernizar o cumprimento de mandados judiciais, com 94 oficiais já integrados ao projeto, que será expandido para as comarcas do interior até o final de 2024.
O ‘e-Mandados’ é uma ferramenta digital desenvolvida para otimizar a rotina dos oficiais de justiça, permitindo o encaminhamento e a devolução dos mandados eletronicamente, via dispositivos móveis. O objetivo é aumentar a agilidade dos processos e reduzir o uso de papel, em linha com a política de sustentabilidade do Poder Judiciário.
Durante a entrega das impressoras, o presidente do TJMS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, destacou a importância da iniciativa para a celeridade processual e a melhoria nas condições de trabalho dos oficiais de justiça. Segundo ele, esses avanços tecnológicos são essenciais para o cumprimento da função jurisdicional do Judiciário.
A ferramenta permite que os oficiais de justiça recebam as ordens judiciais pelo aplicativo e as imprimam no momento do cumprimento, eliminando a necessidade de deslocamentos frequentes ao fórum e contribuindo para a economia de tempo e recursos. Além disso, o TJMS também busca, com o projeto, reduzir o uso de papel no cumprimento dos mandados.
O ‘e-Mandados’ foi um dos projetos inscritos pelo TJMS no Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que resultou na conquista do ‘Selo Linguagem Simples 2024’. O selo reconhece o esforço do Tribunal em promover uma comunicação clara e acessível.
O aplicativo foi desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão de Mandados em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e ainda está em fase de aperfeiçoamento, com a colaboração dos oficiais que testam o sistema e registram os ajustes necessários para o pleno funcionamento.
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores