Geral
TJMS entrega impressoras a oficiais de justiça em projeto-piloto digital
Iniciativa ‘e-Mandados’ visa modernizar processos e reduzir uso de papel, com expansão prevista para 2024
Quarta-feira, 09 Outubro de 2024 - 16:52 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizou, na segunda-feira, 7 de outubro, a entrega das últimas impressoras térmicas aos oficiais de justiça de Campo Grande que participam do projeto-piloto ‘e-Mandados’. A iniciativa busca modernizar o cumprimento de mandados judiciais, com 94 oficiais já integrados ao projeto, que será expandido para as comarcas do interior até o final de 2024.
O ‘e-Mandados’ é uma ferramenta digital desenvolvida para otimizar a rotina dos oficiais de justiça, permitindo o encaminhamento e a devolução dos mandados eletronicamente, via dispositivos móveis. O objetivo é aumentar a agilidade dos processos e reduzir o uso de papel, em linha com a política de sustentabilidade do Poder Judiciário.
Durante a entrega das impressoras, o presidente do TJMS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, destacou a importância da iniciativa para a celeridade processual e a melhoria nas condições de trabalho dos oficiais de justiça. Segundo ele, esses avanços tecnológicos são essenciais para o cumprimento da função jurisdicional do Judiciário.
A ferramenta permite que os oficiais de justiça recebam as ordens judiciais pelo aplicativo e as imprimam no momento do cumprimento, eliminando a necessidade de deslocamentos frequentes ao fórum e contribuindo para a economia de tempo e recursos. Além disso, o TJMS também busca, com o projeto, reduzir o uso de papel no cumprimento dos mandados.
O ‘e-Mandados’ foi um dos projetos inscritos pelo TJMS no Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que resultou na conquista do ‘Selo Linguagem Simples 2024’. O selo reconhece o esforço do Tribunal em promover uma comunicação clara e acessível.
O aplicativo foi desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão de Mandados em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e ainda está em fase de aperfeiçoamento, com a colaboração dos oficiais que testam o sistema e registram os ajustes necessários para o pleno funcionamento.
Últimas Notícias
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

