Geral
TJMS cria Núcleo de Acolhimento para vítimas de assédio no trabalho
Poder Judiciário de MS torna-se primeira corte estadual do País a fornecer atendimento aos servidores
Quarta-feira, 23 Abril de 2025 - 11:39 | Redação

Prevista pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e publicada no Diário da Justiça do dia 11 de Abril, a portaria nº 3.056/2025 estabelece a criação do Núcleo de Acolhimento do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciativa da Presidência do TJMS para implementação da Política de Prevenção ao Assédio e à Discriminação no âmbito do Poder Judiciário.
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, a partir da criação do Núcleo de Acolhimento, é a primeira corte estadual do Brasil a ofertar estrutura física e funcional para atendimento humanizado e especializado às vítimas de situações de assédio ou discriminação no ambiente de trabalho, com escuta ativa, acolhimento, apoio psicológico e emocional.
A Portaria dispõe outras atribuições como o Núcleo de Acolhimento sendo responsável, em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas e à Comissão de Prevenção ao Assédio e à Discriminação (CPEAD-TJMS), planejando e desenvolvendo ações de prevenção e interventivas pontuais, realizando pesquisas institucionais com outras instituições parceiras com o intuito de promover um ambiente de trabalho seguro e digno.
O Núcleo de Acolhimento vem como uma ferramenta na prevenção e enfrentamento do assédio e à discriminação, está disponível para atendimento a magistrados, servidores, estagiários e colaboradores. As instalações do Núcleo de Acolhimento vem sendo adequadas pelo TJMS e deverá iniciar seus atendimentos em breve.
Saiba mais - Segundo a Portaria nº 3.056/2025, o Núcleo de Acolhimento terá equipe composta por, no mínimo, dois servidores, sendo um assessor técnico especializado e um servidor do quadro permanente do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

