Geral
TJMS avalia uso de inteligência artificial para análise de petições iniciais
Tecnologia pode automatizar interpretação de documentos e trazer mais agilidade ao sistema de justiça
Sábado, 05 Abril de 2025 - 18:18 | Redação

A Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul realizou, na terça-feira (1º), uma reunião com a Secretaria de Tecnologia da Informação e uma empresa especializada em tecnologia para avaliar a possível contratação de uma solução de inteligência artificial voltada à análise de documentos legais, com foco em petições iniciais.
A iniciativa, liderada pelo corregedor-geral de justiça, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, busca aprimorar a prestação jurisdicional por meio do uso de novas ferramentas tecnológicas. O objetivo é automatizar a interpretação de textos jurídicos, identificar jurisprudências e promover maior uniformidade nas decisões.
Durante a reunião, foram apresentados aplicativos que simplificam a interação com documentos em formato PDF, extraem informações relevantes e aumentam a produtividade. A adoção da tecnologia pode contribuir para maior agilidade no sistema de justiça.
Também participaram do encontro a juíza auxiliar da Presidência, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, as juízas auxiliares da Corregedoria, Helena Alice Machado Coelho e Jacqueline Machado, e a diretora da STI, Liriane Aparecida da Silva Nogueira. A Corregedoria segue estudando soluções para modernizar o Judiciário e otimizar o fluxo de trabalho.
Últimas Notícias
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital
- Capturado - 15:50 Preso assassino de Victória Roberta