Geral
TJ e UFMS avançam em projetos de prevenção ao feminicídio
O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias voltadas para o combate à violência de gênero e à erradicação do feminicídio no Estado
Domingo, 01 Dezembro de 2024 - 16:55 | Roberta Martins

Nesta semana, a desembargadora Jaceguara Dantas, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, recebeu, em seu gabinete, a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, para discutir a parceria "Todos Por Elas". O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias voltadas para o combate à violência de gênero e à erradicação do feminicídio no Estado.
A iniciativa "Todos Por Elas" é uma Campanha Interinstitucional, promovida pelos Três Poderes do Estado de Mato Grosso do Sul, visando a prevenção e erradicação do feminicídio por meio de ações práticas e educativas. Durante a reunião, as líderes discutiram o fortalecimento dessa campanha, que tem como meta ampliar a conscientização e o alcance das iniciativas de combate à violência contra as mulheres.
"A união de forças entre o TJMS e a UFMS é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e segura", destacou a Desembargadora Jaceguara Dantas. A Reitora Camila Ítavo complementou que "a educação é uma ferramenta essencial na luta contra a violência de gênero e no fortalecimento dos direitos humanos".
Entre as principais iniciativas discutidas, destaca-se a criação do Laboratório de Estudos do Feminicídio - Observatório, que terá como foco a análise de feminicídios tentados e consumados, contribuindo para a produção de conhecimento e políticas públicas mais efetivas.
As próximas etapas incluem a formalização das ações discutidas e a implementação dos projetos acordados, com ênfase na transformação social e na proteção dos direitos humanos. A reunião reafirma o compromisso das instituições em colaborar para mudar a realidade enfrentada por muitas mulheres em nosso Estado.
(Fonte: TJMS)
Veja Também
Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta