Geral
TJ e UFMS avançam em projetos de prevenção ao feminicídio
O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias voltadas para o combate à violência de gênero e à erradicação do feminicídio no Estado
Domingo, 01 Dezembro de 2024 - 16:55 | Roberta Martins

Nesta semana, a desembargadora Jaceguara Dantas, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, recebeu, em seu gabinete, a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, para discutir a parceria "Todos Por Elas". O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias voltadas para o combate à violência de gênero e à erradicação do feminicídio no Estado.
A iniciativa "Todos Por Elas" é uma Campanha Interinstitucional, promovida pelos Três Poderes do Estado de Mato Grosso do Sul, visando a prevenção e erradicação do feminicídio por meio de ações práticas e educativas. Durante a reunião, as líderes discutiram o fortalecimento dessa campanha, que tem como meta ampliar a conscientização e o alcance das iniciativas de combate à violência contra as mulheres.
"A união de forças entre o TJMS e a UFMS é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e segura", destacou a Desembargadora Jaceguara Dantas. A Reitora Camila Ítavo complementou que "a educação é uma ferramenta essencial na luta contra a violência de gênero e no fortalecimento dos direitos humanos".
Entre as principais iniciativas discutidas, destaca-se a criação do Laboratório de Estudos do Feminicídio - Observatório, que terá como foco a análise de feminicídios tentados e consumados, contribuindo para a produção de conhecimento e políticas públicas mais efetivas.
As próximas etapas incluem a formalização das ações discutidas e a implementação dos projetos acordados, com ênfase na transformação social e na proteção dos direitos humanos. A reunião reafirma o compromisso das instituições em colaborar para mudar a realidade enfrentada por muitas mulheres em nosso Estado.
(Fonte: TJMS)
Últimas Notícias
- Economia - 12:19 Exportações de produtos industriais de MS alcançaram US$ 710,6 milhões
- Suspensa - 11:50 Advogada é presa por exercício ilegal da profissão em Dourados
- Dourados - 11:36 Carro com uma tonelada de maconha é apreendido em Dourados
- Economia - 11:12 Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995
- A Fazenda - 10:53 Luiz Mesquita, Rayane Figliuzzi e Toninho Tornado estão na décima Roça
- Dourados - 10:39 Acusado de matar ex-guarda municipal tem prisão preventiva decretada
- Vila Danúbio Azul - 10:12 Policial ameaça com "coquetel molotov"
- Turismo - 09:50 Aeroporto de Bonito bate novo recorde e ultrapassa 60 mil passageiros em 2025
- Emprego - 09:32 Prefeitura convoca aprovados para merendeiros em Processo Seletivo
- Fim de ano - 09:17 Fim de ano deve movimentar R$ 824 milhões

