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Terceira rotatória aguarda liberação do DNIT
Sábado, 07 Setembro de 2019 - 10:23 | Redação
A prefeitura de Campo Grande concluiu a implantação das duas rotatórias do setor norte do macroanel, ligação entre a MS-080 e a BR-163 (saída para Cuiabá). Agora falta apenas a liberação para construir a terceira. O projeto está em análise no DNIT e na ANTT.
Na semana passada, a empreiteira responsável pela obra terminou a pavimentação da segunda rotatória, no entroncamento com a MS-010 (saída para Rochedinho.
São 14.700 metros quadrados de alças de acesso, uma extensão de 1,4 quilômetro de pistas dimensionadas para absorver o fluxo pesado, principalmente de carretas e caminhões de frigoríficos entre as saídas para Cuiabá (BR-163), Aquidauana/Sidrolândia (BR-262 e BR-060), onde estão localizados dois núcleos industriais e uma indústria frigorífica.
A pista da estrada, no sentido Rochedinho, teve 400 metros duplicados (com alça de acesso); avança 500 metros em direção a BR-163 e 500 metros no sentido Rochedo (MS-040). A rotatória na saída para Rochedo tem 10.500 metros quadrados.
Vencida esta etapa da obra, nas duas rotatórias serão construídos o meio fio, feito o plantio de grama e implantada a sinalização horizontal e vertical ao longo dos 24 quilômetros do trajeto.
Terceira rotatória - Com a conclusão das duas rotatórias, faltará apenas a construção da terceira rotatória, na BR-163. O projeto está em análise no DNIT e na ANTT, com previsão de ser aprovado até outubro, quando então poderá ser iniciada.
Serão feitos ainda acessos a 24 propriedades que margeiam os 24 quilômetros do traço deste último braço do macroanel, construídas canaletas de drenagem, sinalização e plantio de grama no aterro das rotatórias.
Para retomar as obras do macroanel, paradas desde 2014, a Prefeitura de Campo Grande teve de fazer readequações no projeto, negociar junto ao Governo Federal a suplementação de recursos para custear intervenções que não estavam previstas no convênio original, firmado em 2009.
No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá, por exemplo, quando foi retomada a terraplanagem, constatou-se a necessidade de dois “colchões” de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova sondagem, ao custo de R$ 600 mil. São estruturas de 250 metros de extensão, cada um, com dois drenos laterais. Isto evitará que a água aflore, arrastando o aterro da pista.
Também foram feitas mudanças nos projetos das três rotatórias para comportar o tráfego de caminhões pesados, como as carretas bitrens, parte do tráfego pesado que o trecho vai absorver, migrando da Avenida Cônsul Trad.
A rotatória da MS-060 deve ser redimensionada para se adequar a duplicação deste trecho da rodovia executada ano passado. Foi preciso negociar com o proprietário da fazenda localizado às margens, que cedeu 10 hectares para servir de faixa de domínio da rodovia.
“Se mantido o projeto original, os caminhões maiores não têm como fazer rotatórias sem o risco de tombar”, explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese. Pistas e alças mais largas exigiram maior volume de terraplanagem e material de pavimento. O setor norte do macroanel foi projetado para ligar as saídas de Cuiabá e Aquidauana (BR-262), passando pelas saídas de Rochedinho e Rochedo (etapa em execução). Os caminhões de cargas que tenham como destino o núcleo industrial do Indubrasil ou a saída de São Paulo, terão uma alternativa de tráfego sem passar pelo Centro da cidade.
Além de readequar os projetos, nos últimos dois anos para garantir a continuidade da obra, a Prefeitura conseguiu concluir a negociação com os proprietários que tinham áreas no traçado do macroanel, que atravessou 46 propriedades. Dos 24 quilômetros de todo o trecho em obras, foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá. No quilômetro final, antes de chegar até a MS-010, foi preciso negociar a desapropriação com os proprietários.
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