• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Block Tell

Telemarketing abusivo: um crime que aumentou com a pandemia

Em nova reportagem especial para o DD, Ellen Genaro mostra formas de bloquear as ligações insistentes

(Foto: Divulgação)

O telefone toca. Um número com DDD de fora. Confesso, sinto uma certa ansiedade. Pode ser uma ligação importante ou até alguém com uma notícia boa ou ruim. Certas vezes estou ocupada trabalhando, dirigindo, gravando, mas não hesito e atendo imediatamente.... e me deparo com um serviço de telemarketing.

A mesma empresa que insiste com um produto e se aproxima de nós clientes com diversos DDDs, com ou sem atendente. Estamos vivendo tempos tão desafiadores, trabalhando tensos, ou em estado de sofrimento com algum parente em quadro grave internado.

O que menos se deseja neste momento é ser importunado. Trago aqui para você leitor do DD, eu descobri uma forma de bloquear as ligações que eu não sabia.

O Procon de MS disponibiliza desde 2009 o block tell, mas antes de mencionar essa tranquilizadora ferramenta, o superintendente do órgão me relatou que o número de reclamações aumentou 17 por cento este ano em relação a janeiro/ abril de 2020. Empresas de empréstimos consignados e telefonias estão no topo da lista.

E, com as pessoas em casa e conectadas praticamente o dia todo, os esforços publicitários e de marketing também mudaram seu foco para o mundo virtual. O que não se fala é que esta é uma prática considerada abusiva, além de ser crime. Eu conversei com o serviço de proteção ao consumidor para entender quando uma abordagem publicitária pode se tornar assédio moral ou prática abusiva e como agir para se proteger. Aqui a entrevista e as orientações com Marcelo Salomão, superintendente Procon.

Como responder ao assédio digital - Assim como o consumidor pode se proteger se for importunado por ligações, ele também pode reclamar junto aos órgãos de defesa do consumidor.

No caso de ligações indesejadas sobre serviços de telefonia, internet, TV por assinatura e produtos de bancos, o consumidor pode cadastrar seu número no bloqtel.( http://www.bloqtel.ms.gov.br/) iniciativa do Procon. Ou no  site Não me Perturbe, da Anatel para bloquear ligações indesejadas.

Se você deseja registrar denúncia o telefone do Procon de Mato Grosso do Sul é o 151, mas você pode também acionar pelo whatsapp 67 99158 0088. O bloqtel pode ser acionado pelo site http://www.bloqtel.ms.gov.br/ ou até mesmo pelo site do Procon https://www.procon.ms.gov.br/. O não me pertube é https://www.naomeperturbe.com.br/

Veja Também