Geral
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações
Funcionários vão aprofundar o conhecimento sobre as principais ocorrências de erros e fraudes
Sábado, 20 Abril de 2024 - 18:15 | Redação

Servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participam nesta semana do curso sobre “Fiscalização em licitações: questões técnicas para detecção e prevenção à irregularidades”, ministrado pelo auditor federal da Controladoria Geral da União, Kleberson Souza.
Durante 3 dias eles vão aprofundar o conhecimento sobre as principais ocorrências de erros e fraudes em licitação, fortalecendo sua atuação na defesa do patrimônio público e combate à corrupção; aplicar as principais técnicas de detecção de erros e fraudes na análise de licitações e contratos; e ainda avaliar e analisar os principais riscos de erros, fraudes e corrupção (riscos de integridade) em contratações para implantar uma estrutura eficiente de controles internos, visando evitar sua ocorrência, reduzindo responsabilização dos agentes públicos que desempenham função essencial.
No conteúdo estão temas como edital restritivo; publicidade precária; julgamento negligente, conivente ou deficiente; fraudes em contratos, entre outros.
O instrutor, auditor federal Kleberson Souza, ressalta que a intenção é melhorar o processo de contratação como um todo, para que o Estado faça uma boa gestão desses recursos e que haja uma boa e regular aplicação em benefício da sociedade.
“Estamos com uma abordagem bastante prática, com análises de casos reais, de estudo técnico preliminar, edital e, principalmente, trazendo toda a legislação atual sobre o tema e também a jurisprudência dos Tribunais de Contas, com uma abordagem de como fazer essa análise, direcionando a atenção do auditor para aquilo que é mais importante, para onde ele precisa olhar, concentrar a atenção dele para ter resultados significativos”.
O instrutor - Kleberson Souza é auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU) há mais de 14 anos e, atualmente, lotado na CGU Regional do Estado de Mato Grosso.
Mestre em administração pública, é coautor dos livros “Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes” e “Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática”, ambos lançados pela Editora Fórum; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT e autor do Guia de Integridade das Empresas Estatais Federais, publicado pela CGU em 2015.
Veja Também
Em 2025, a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda, ou seja, cerca de um quinto da população terá que prestar contas a...
Últimas Notícias
- Imposto de Renda - 18:15 Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025
- Bloco - 17:51 Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos
- Dourados - 17:34 Homem de 40 anos é encontrado morto após agressões na Aldeia Jaguapiru
- Campo Grande - 17:09 Vídeo: Motociclista é baleado por policial após briga de trânsito no Aero Rancho
- Economia - 16:48 Calor extremo, alta do milho e quaresma pressionam preço do ovo
- Saúde - 16:30 SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal
- Dourados - 16:13 Polícia prende foragido com mais de R$ 600 mil em materiais ilegais
- Educação - 15:54 Redes sociais, app de bancos e golpes: uso de novas tecnologias fará parte da EJA
- Interior - 15:31 Mais de 600 kg de pescados são apreendidos por irregularidades
- Investigação - 15:10 Polícia de MS procura suspeitos de assassinar jovem em Selvíria