Geral
Tabela do frete é reajustada em 4,13%
Quinta-feira, 25 Abril de 2019 - 19:19 | Redação
A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou hoje (24), no Diário Oficial da União (DOU), a resolução que atualiza os valores da tabela do piso mínimo do frete para o transporte rodoviário de cargas, com um reajuste médio de 4,13%. A revisão dos valores foi um ponto do acordo firmado entre o governo e os caminhoneiros na última segunda-feira (22). De acordo com a ANTT, a variação do diesel em relação aos valores da última tabela, publicada em janeiro, foi de 10,69%.
No dia 17, a Petrobras anunciou um aumento de 4,8% no preço do diesel nas refinarias. Os caminhoneiros reivindicavam a aplicação do dispositivo previsto na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída pela Lei 13.703 de 2018, que determina a revisão dos valores da tabela sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional.
Paralisação - Na segunda-feira (22), os representantes dos caminhoneiros descartaram a possibilidade de paralisação da categoria prevista para a próxima segunda-feira (29), diante da promessa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de além do reajuste da tabela, umas das principais reivindicações dos caminhoneiros, intensificar a fiscalização do cumprimento do frete mínimo.
A ANTT informou que vem intensificando as fiscalizações em seus postos de pesagem, para verificar o cumprimento da tabela. Quem descumpre a tabela está sujeito a multas que variam de acordo com a distância a ser percorrida, tipo de veículo, entre outros aspectos. Os valores podem variar de R$ 550 a R$ 10.500, dependendo do tipo de enquadramento da infração. Até o momento foram lavrados cerca de 3 mil autos de infração.
Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor
- Nacional - 15:55 Prazo para envio de propostas de combate à corrupção vai até dia 30
- Meio Ambiente - 15:39 Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança na Capital
- Moda - 15:17 Fashion designer transforma a história de MS em tabuleiro vivo
- Captura - 14:50 Lobo-guará é visto "dando um passeio"