Geral
Superlotada, Santa Casa mantém restrição a novos pacientes
Hospital não dispõe de mais leitos que possam atender a demanda e não há espaço físico
Quinta-feira, 27 Abril de 2023 - 17:32 | Redação

Diante da superlotação persistente, a Santa Casa de Campo Grande decidiu dar continuidade à medida de restrição total de entrada de novos pacientes na Instituição. Inicialmente, a medida tinha sido adotada na manhã desta quinta-feira, 27, porém, no período da tarde, o hospital anunciou a manutenção da restrição.
A renovação começou a valer às 16h desta quinta-feira com validade pelas próximas 12h, podendo ainda ser prorrogada até que se resolva minimamente a questão, conforme a Santa Casa.
Os dados apurados nesta tarde apontam que o hospital está com 74 pacientes acima da sua capacidade técnica no Pronto-socorro adulto, sendo 40 internados na área verde e 13 na área vermelha, locais estes com capacidade de apenas 7 e 6 leitos, respectivamente. A instituição não dispõe de mais leitos que possam atender a demanda e não há espaço físico suficiente, o que obrigou a acomodar pacientes nos corredores dos andares.

Cabe informar que há previsão de mais 17 pacientes chegarem, que estão sendo encaminhados mesmo sabendo da restrição deste recebimento sob o risco de desassistência, segundo o hospital. “Ainda temos dois contra fluxos do andar, ou seja, pacientes precisando de CTI, mas que pela falta de vagas, vão para a vermelha, aumentando em mais dois pacientes graves nesta unidade”, diz nota da instituição.
Na linha pediátrica, a Santa Casa informa que está com 5 bebês intubados, onde deveriam ter no máximo 3 e um paciente que deveria estar na vermelha, mas não está por falta de espaço físico. “Assim, o hospital segue sem condições técnicas para receber pacientes de forma segura. O risco de desassistência é iminente e já foi notificado às autoridades envolvidas (SESAU, MP e CRM)”, completa a nota.

Sesau - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que “as transferências de pacientes estão ocorrendo dentro do que está pactuado com a Santa Casa e o fluxo já vem sendo remanejado para outras unidades hospitalares contratualizadas a fim de evitar uma sobrecarga no serviço e assegurar a assistência adequada ao paciente.”
Últimas Notícias
- Maio Amarelo - 09:17 Agetran reforça ações de prevenção
- Evento - 08:50 Porto Geral de Corumbá será o grande palco do Festival América do Sul 2025
- Solidariedade - 08:35 Trote Solidário: Calouros de Biomedicina participam de doação de sangue
- Fim de semana - 08:18 Fim de semana tem Luísa Sonza
- Dourados - 08:00 Juiz manda OI reativar telefones da Guarda Municipal e da Defesa Civil
- Charge - 07:53 Briga por ciúmes termina com um esfaqueado na capital
- Saúde - 07:50 Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate
- Décimo terceiro - 07:20 Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º
- Briga por ciúmes - 07:00 Briga termina com um esfaqueado na capital
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual