Geral
Sul-mato-grossense é reconhecida Mestra das Artes pela Funarte
Cristina Terena é natural de Anastácio e foi a única mestra selecionada em MS
Quinta-feira, 28 Dezembro de 2023 - 11:19 | Redação

Maria Cristina Pacheco, ou como conhecida Cristina Terena, teve sua trajetória de trabalho no campo das artes e da cultura reconhecida pela Fundação Nacional de Artes e Ministério da Cultura. Cristina, indígena da etnia terena, foi uma das selecionadas no Prêmio Nacional Mestras e Mestras das Artes, cujo resultado foi publicado no ultimo dia 22/12, no Diário Oficial da União.
O Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 é uma iniciativa-piloto no âmbito da Funarte, que nos provoca a refletir sobre o conceito de mestras e mestres aplicado ao campo das artes, ao jogar luz sobre uma parcela significativa de cidadãs e cidadãos, trabalhadoras e trabalhadores dos diferentes elos da rede produtiva das artes, agentes que constituem ou contribuíram para a constituição do nosso imaginário de Brasil e que se encontra em grande parte invisibilizada pelos efeitos do etarismo, do produtivismo e da ausência de um histórico de políticas públicas que deem conta de reconhecer, preservar e difundir a nossa memória, assim como, de mensurar, valorizar e proteger as vidas e a singular contribuição social das trajetórias dessas e desses agentes para o nosso país.
Nesse sentido, o Prêmio trata-se de um empreendimento histórico de recursos e esforços em um apontamento à necessidade de construção de políticas públicas para o reconhecimento, proteção, valorização e difusão daquelas e daqueles que são detentoras e detentores da memória, dos saberes e fazeres no campo artístico, testemunhas da nossa história e responsáveis pela inspiração, transmissão e difusão prática aos setores, no desenvolvimento das diversas linguagens artísticas e seus segmentos no Brasil.
O Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes tem como objetivo prover título de todos aqueles que são apresentados e reconhecidos por seus pares, comunidades ou segmentos como mestres.
Cristina é natural de Anastácio e foi a única mestra selecionada em Mato Grosso do Sul no chamamento nacional. Para Cristina “todo esse esforço é para manter a cultura como instrumento de transformação para nossas crianças e jovens. É um reconhecimento para todos nós”.
Cristina Pacheco também é fundadora e atual presidente do Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento – Ressoarte, uma das principais organizações da sociedade civil de Mato Grosso do Sul, e é responsável por uma pedagogia específica no campo das artes integradas, para alunos da rede pública de ensino e afro-indígenas dos municípios de Anastácio e Aquidauana/MS.
Últimas Notícias
- Inclusão - 18:05 Corumbá integra programa para fortalecer proteção e cuidado com idosos
- Brasil - 17:50 Projeto da Câmara proíbe vítima de violência de pagar pensão ao agressor
- Sustentabilidade - 17:24 Três Lagoas recebe Caravana de Coleta de Eletrônicos
- Caarapó - 16:50 Ataque da polícia em retomada Guarani e Kaiowá deixa nove feridos
- Saúde - 16:05 Prefeitura de Dourados implanta consultas com neuropediatra para crianças
- Feira das Profissões - 15:35 UFMS realiza Primeira Feira das Profissões durante o Integra 2025
- Esporte - 15:27 Sesi renova parceria entre MS e SP para promover integração no esporte
- Coxim - 14:41 Desmatamento ilegal em Coxim resulta em TAC e indenização de R$ 45 mil
- Violência doméstica - 14:05 Marido é preso por agredir e ameaçar queimar esposa em Dourados
- Mobilidade - 13:35 Audiência pública discute Ciclismo Urbano em Campo Grande