Geral
Sicredi no MS isenta associados de taxa do cheque especial
Quarta-feira, 08 Janeiro de 2020 - 17:52 | Redação
O Banco Central (BC) limitou a partir desta semana, os juros do cheque especial para todos os clientes. Os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Além de limitar a taxa, o BC também permitirá que os bancos cobrem tarifas pelo saldo não utilizado do cheque de 0,25% ao mês no que exceder R$ 500. As pessoas que já tem conta bancária, só entram na cobrança a partir de 1º de junho deste ano.
Contudo, o Sicredi no MS isentará seus associados desta taxa. “O objetivo do Sicredi é sempre beneficiar seus associados e por isso, não vê razão na cobrança, já que o associado é dono do negócio e participa dos resultados”, salienta Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central.
O cheque especial é uma modalidade de crédito com taxas que podem até quadruplicar uma dívida em 12 meses, dependendo da instituição financeira. A limitação foi concedida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de novembro do ano passado. No mês em que a decisão foi tomada, os juros do cheque especial encerraram em 12,4% ao mês, o que equivale a 306,6% ao ano.
De acordo com o Banco Central, a medida foi tomada porque o teto de juros pretende tornar o cheque especial mais eficiente e menos regressivo, prejudicando menos a população de baixa renda.
Ainda segundo o a autoridade monetária, as mudanças no cheque especial corrigirão falhas de mercado nessa modalidade de crédito e que o sistema antigo do cheque especial, com taxas livres, não favorecia a competição entre os bancos, porque a modalidade é pouco sensível aos juros, sem mudar o comportamento dos clientes mesmo quando as taxas cobradas sobem.
Últimas Notícias
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica em Amambai
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA
- Oportunidades - 13:50 UFGD oferece 120 vagas para cursos de inglês, espanhol e guarani
- Apostadores - 13:37 Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 46 milhões nesta terça-feira
- Oportunidades - 13:00 Curso remunerado de operadores em MS