Geral
Sesau oferta capacitação em primeiros socorros para a comunidade
Ações são desenvolvidas de maneira voluntária pelos acadêmicos que são acompanhados de professores
Sexta-feira, 17 Fevereiro de 2023 - 10:09 | Redação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria-Geral de Educação Permanente, em parceria com instituições de Ensino Superior públicas e privadas, desenvolve o “Projeto Prevenir Para Salvar”, que tem por objetivo capacitar à comunidade sobre técnicas de primeiros socorros. A iniciativa proporciona ainda ao profissional em formação a oportunidade de desenvolver conceitos teóricos e práticos.
As ações são desenvolvidas de maneira voluntária pelos acadêmicos que são acompanhados de professores responsáveis e supervisores das gerências de Educação Popular e Educação Permanente da Sesau, através de oficinas, minicursos, workshops e outras ferramentas com intuito de levar a informação e a capacitação para pessoas leigas ou não, que possam tornar-se agentes multiplicadores desses conhecimentos adquiridos, promovendo cidadania conjuntamente a formação acadêmica e responsabilidade social sobre a realidade brasileira.
Situações de emergência são definidas por doenças ou ferimentos agudos que requerem intervenção imediatas e urgência são aquelas que não são consideradas de alto risco ou de risco imediato, podendo aguardar atendimento por um tempo maior. Essas situações requerem grande atenção e raciocínio rápido, para isso o socorrista leigo deve saber o passo a passo para realizar um atendimento eficaz, para reduzir sequelas e aumentar a sobrevida da vítima.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, em decorrência dessa realidade é de fundamental importância que a população em geral seja capacitada para prestar serviços de suporte básico de qualidade no atendimento das situações de emergência.
“Quando os primeiros socorros são realizados de forma correta e iniciados precocemente aumenta a sobrevida e diminui as sequelas das vítimas, especialmente de parada cariorrespiratória (PCR). Desta forma, a capacitação e o ensino para as pessoas que não sejam profissionais de saúde se mostram fundamental antes da chegada de equipe de socorro especializada”, diz.
A falta de conhecimento da população em geral, em situações emergenciais, pode ocasionar inúmeros problemas. Condutas incorretas com a vítima, entre outras situações, podem ainda mais o caso. Vários fatores são reconhecidos como desencadeantes de acidentes e situações emergenciais, tais como: condições ambientais, físicas, sociais e culturais, amadurecimento físico e psíquico.
O treinamento é oferecido de maneira teórica e prática, demostrando através de dramatizações e discussão de como agir diante de diversas situações comparando a maneira correta e a errada, orientando quanto a segurança da cena, como identificar situações que necessitam de primeiros socorros, como agir, e técnicas básicas como a massagem cardíaca, imobilização de fraturas, risco de automedicação, efeitos adversos, como acionar os serviços de urgência e emergência e outras situações.
Últimas Notícias
- Festa iluminada - 12:25 Natal é aberto em frente ao Pátio
- Trânsito - 11:31 Colisão contra mureta mata jovem de 23 anos na Capital
- Investigação - 11:01 Criança morre após engasgar com bolinha de borracha
- Seleção - 10:30 TJMS abre inscrições para o 4º Processo de Residência Jurídica
- Integração - 10:00 Ação conjunta reduz mortalidade no trânsito
- Diretrizes - 09:45 MS apresenta mapa estratégico para orientar a segurança pública até 2030
- Reparação - 09:00 Bonito reimplanta mudas danificadas em via de acesso ao Balneário Municipal
- Convivência - 08:30 Corumbá realiza ação educativa para reduzir conflitos com onças-pintadas
- Ajuste - 08:00 Corumbá reduz funcionamento administrativo para seis horas a partir de dezembro
- Nacional - 07:00 Expectativa de vida no País sobe para 76,6 anos, a maior já registrada

